Sarcófago da era romana descoberto em Gaza (VÍDEO)


O ministério informou em um comunicado acreditar que o sarcófago, feito de chumbo, pertencia a uma figura de alto perfil da época, mas acrescentou que não foi ainda aberto. Foi colocado em um recipiente de madeira de proteção e será sujeito a mais estudos por equipes de especialistas palestinos e internacionais.
Este sarcófago da era romana foi descoberto em Gaza no local de um cemitério romano de 2.000 anos de idade. Acredita-se ter pertencido a uma figura de alto perfil
Até agora foram escavadas 90 sepulturas individuais e valas comuns no local, que está sendo supervisionado por uma equipe francesa de especialistas. Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil de um projeto habitacional financiado pelo Egito.
O porta-voz do ministério, Tareq Al-Af, disse que a abertura do sarcófago aguarda a chegada de um especialista internacional. Ele disse que alguns recipientes de barro e outros pertences encontrados no cemitério apontam para a era romana, há cerca de 2.000 anos.
Tareq Al-Af acrescentou que o cemitério no norte de Gaza estava localizado no local do antigo porto da era grega e romana.
Gaza é rica em antiguidades, tendo sido um importante ponto de comércio para muitas civilizações, desde os antigos egípcios e filisteus referidos na Bíblia, até o Império Romano e época das cruzadas. Ruínas descobertas na área incluem testemunhos do cerco por tropas de Alexandre, o Grande, bem como da invasão mongol.
As autoridades de Gaza anunciaram a descoberta de um cemitério da era romana composto por 63 tumbas no norte do enclave palestino - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2022

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores TJ/PR autoriza plantio de maconha medicinal: "não é humano punir"
Próxima Como reabertura da China pode amortecer recessão na América Latina?