A maioria deles são recentes e em pior estado de preservação. O artefato achado é feito de madeira de bétula, o único sapato de madeira no registro arqueológico holandês feito de bétula, uma árvore que não cresce nos Países Baixos, avança The History Blog.
O tamanco com salto foi descoberto em partes, mas a madeira estava bem preservada pelas condições anaeróbicas e encharcadas da fossa. Após uma limpeza completa dos fragmentos do sapato, os arqueólogos conseguiram juntá-los, tornando-o basicamente completo. O tamanho do sapato corresponde aproximadamente ao tamanho europeu moderno 36.
The #Dutch are known worldwide for their #wooden #shoes, but the recent rare discovery of a 500-year-old one in the city of Alkmaar, around 30 km (18.6 miles) northwest of #Amsterdam. has shown just how widespread their use once was. pic.twitter.com/SEFGrw4OKf
— Hans Solo (@thandojo) December 24, 2024
Os holandeses são conhecidos mundialmente por seus sapatos de madeira. Em uma descoberta na cidade de Alkmaar, cerca de 30 km a noroeste de Amsterdã, foi achado um [sapato] de 500 anos.
A fossa foi desenterrada em novembro durante a construção de um contêiner para resíduos subterrâneos. Ela foi usada entre 1450 e 1558. Naquela época, quase todas as casas ou moradias tinham um poço de esgoto usado para coletar resíduos humanos, mas também para resíduos de alimentos e domésticos. Desta forma, os sapatos e objetos semelhantes poderiam acabar em um desses.
Fonte: sputniknewsbrasil