São Paulo Registra a Menor Taxa de Mortes Violentas do Brasil


São Paulo, o estado com a menor taxa de mortes violentas do Brasil, registrou 7,8 homicídios por 100 mil habitantes em 2023, conforme o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, o estado teve uma queda de 10,4% nos homicídios dolosos.

Redução de Crimes em São Paulo

Em 2023, São Paulo viu uma diminuição em diversos tipos de crimes:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

  • Mortes violentas (homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, morte decorrente de intervenção policial): -6,9%
  • Homicídios dolosos: -10,4%
  • Latrocínio: -7,9%
  • Lesão corporal seguida de morte: -12,8%
  • Roubo e furto de veículos: -7,6%
  • Roubo total: -6,7%

Santa Catarina segue São Paulo como o segundo estado com a menor taxa de mortes violentas, com 8,9 por 100 mil habitantes. No extremo oposto, o Amapá apresenta a maior taxa de mortes violentas, com 69,9 por 100 mil habitantes.

Aumento da Violência contra Mulheres

Apesar das quedas nas taxas de homicídios e outros crimes, a violência contra mulheres aumentou significativamente em São Paulo e em todo o Brasil em 2023:

  • Feminicídios: +13,3%
  • Lesão corporal/violência doméstica: +17,7%
  • Estupros (geral e de vulnerável): +9,6%
  • Stalking (perseguição): +49%
  • Importunação sexual: +122,2%

Letalidade Policial em Alta

A letalidade policial também cresceu em São Paulo após o desestímulo ao uso de câmeras corporais pelo atual governo. A taxa de letalidade policial aumentou 19,7%, impulsionada por um aumento de 63,1% nas mortes cometidas por policiais civis e 37,9% por policiais militares durante o serviço.

Cidades e Estados Mais Violentos

Os estados com as maiores taxas de mortes violentas são Amapá, Bahia e Pernambuco. Entre as cidades mais violentas, Santana, no Amapá, lidera a lista, seguida por seis municípios baianos, incluindo Camaçari e Jequié. A violência concentra-se principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde há intensa disputa entre facções criminosas por rotas e territórios, além de altas taxas de mortes em ações policiais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ranking de Mortes pela Polícia

O Anuário deste ano também classificou as cidades com maiores taxas de mortes pela polícia. Em quatro delas, mais da metade dos homicídios em 2023 foram cometidos por policiais, seja em serviço ou fora dele: Angra dos Reis (RJ), Itabaiana (SE), Jequié (BA) e Lagarto (SE). As polícias mais letais são as do Amapá, Bahia e Sergipe. O levantamento revelou que mais de 80% dos mortos em ações policiais são negros ou pardos, indicando que o risco de um negro morrer por intervenção policial é 3,8 vezes maior do que o de um branco.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Audiência debate os cinco primeiros meses de aplicação da lei do Transporte Zero
Próxima Polônia planeja gastar até 5% do PIB na defesa em 2025, diz chanceler do país