O município de São Paulo lidera a lista das cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo, segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023.
Produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o relatório abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil, “organizados de acordo com as melhores condições para empreender”.
“Essas são as cidades com melhores condições para o empreendedorismo, a partir de sete fatores determinantes para que os negócios sejam bem-sucedidos: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora”, justificaram os pesquisadores.
As 10 melhores cidades para empreender no Brasil
- São Paulo (SP)
- Osasco (SP)
- Curitiba (PR)
- Belo Horizonte (MG)
- Porto Alegre (RS)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Vitória (ES)
- Florianópolis (SC)
- Brasília (DF)
- Campinas (SP)
O destaque em termos de crescimento da capital da República neste ranking se deve, principalmente, segundo o estudo:
- Às melhorias registradas no ambiente regulatório (redução da alíquota interna do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS);
- Simplificação burocrática (diminuição de tempo gasto com processos);
- Questões que afetam diretamente a capacidade de empreendedores abrirem e manterem seus negócios, assim como de torná-los rentáveis;
Ambiente Regulatório
No quesito Ambiente Regulatório, Goiânia foi apontada como melhor cidade para quem quer empreender, com baixas alíquotas de impostos. “É onde se gasta menos tempo com questões burocráticas [legais e processuais], essenciais à criação execução do negócio”, disse o relatório, referindo-se à capital goiana que, nesse quesito, avançou da 19ª posição para a primeira em 2023. Em segundo lugar, ficou Joinville, seguida pelo Rio de Janeiro, Florianópolis e Niterói.
Fonte: exame