Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]WhatsApp: [link do WhatsApp]
Neste sábado (2), a cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção devido a riscos de alagamentos. O alerta foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura às 13h56.
De acordo com as informações do CGE, a formação de áreas de instabilidade provocadas pelo ar quente e úmido está gerando chuvas de intensidade moderada a forte nas regiões Oeste, Sul, Marginal Pinheiros e no Centro da capital. O movimento lento dessas instabilidades aumenta a probabilidade de alagamentos.
Os meteorologistas do CGE informaram que “o tempo permanecerá instável até o final da tarde, e todas as áreas da capital e municípios vizinhos poderão ser afetados por chuvas, especialmente porque novas áreas de instabilidade estão se formando nas proximidades da Grande São Paulo, principalmente em regiões como Jundiaí, São Roque e Campinas.”
Para a primeira semana de novembro, a previsão é de que o ar quente e úmido continue predominando, o que deve favorecer a formação e propagação de áreas de instabilidade. Assim, chuvas frequentes e com volumes significativos são esperadas.
O domingo (3) começará com muitas nuvens, com algumas aberturas de sol e chuvas fracas e isoladas pela manhã. A previsão é que, à tarde, as áreas de instabilidade se intensifiquem, resultando em chuvas mais abrangentes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, com riscos de alagamentos. As temperaturas variam entre 19°C e 26°C.
Já na segunda-feira (4), a previsão é de muitas nuvens, chuvas e breves períodos de melhora, com potencial para precipitações de intensidade moderada a forte e formação de alagamentos, com temperaturas entre 19°C e 25°C.
Orientações para Minimizar os Efeitos dos Alagamentos:
- Evite transitar por ruas alagadas.
- Não enfrente correntezas.
- Procure abrigo em locais seguros e peça ajuda quando necessário.
- Mantenha distância da rede elétrica.
- Não permaneça sob árvores; busque abrigo em casas ou prédios.
- Em caso de dúvidas sobre vias bloqueadas, entre em contato com a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pelo número 156 ou acesse o site da CET para informações sobre o trânsito nas principais vias.
Fonte: gazetabrasil