Santa Catarina: Embrapa Suínos e Aves apresenta ações e desafios na Comissão de Economia da Alesc


A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação recepcionou, na tarde desta quarta-feira (10), o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, com sede em Concórdia, Everton Krabbe, que falou dos projetos, pesquisas e demandas para o aperfeiçoamento da indústria de carnes.

O convite partiu do presidente do colegiado, deputado Jair Miotto (União). “Uma explanação minuciosa com o compartilhamento de novas tecnologias, que nos lembra que precisamos ficar atentos com a manutenção do nosso status sanitário, para que possamos continuar exportando proteína animal de qualidade.”

O parlamentar mencionou os gargalos de logística para que os insumos cheguem às empresas produtoras de suínos e aves. “Sabemos que o custo de produção é alto, então é preciso pensar na produção interna ou na construção de ferrovias ligando Santa Catarina com o Centro Oeste e Paraná.”

No mesmo sentido, Everton Krabbe destacou o desafio de abastecimento de cereais, como o milho, de regiões distantes. “São 5 milhões de toneladas/ano de déficit, Santa Catarina precisa ter uma política de incentivo para reverter esta situação. Afinal, a nossa suinocultura é uma das mais competitivas do mundo.”

Ele concordou com Miotto que a questão sanitária é essencial para o setor. “Doença não avisa. Há os javalis, o trânsito de veículos, temos que ter cuidado pois a sanidade não pode ser compromnetida.”

O dirigente discorreu sobre projetos e pesquisas da Embrapa visando à sustentabilidade, bem-estar animal e a preocupação em produzir vacinas para animais. “Atualmente importamos estas vacinas, mas o Brasil tem conhecimento, microorganismos e insumos para produzir vacinas para o nosso mercado.Fica aqui a provocação para o governo do Estado.”

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores EUA pedem a Maduro que dialogue “de boa fé” e permita eleições competitivas na Venezuela
Próxima Ibovespa inicia semana em baixa