Sanções antirrussas do Ocidente causaram danos ao sistema da economia mundial, aponta analista


Zhuangzhi destacou que à medida que o mundo entra em um novo período de mudanças significativas, a autoridade da Organização das Nações Unidas está sendo cada vez mais ignorada e minada.
Portanto, sublinhou, os jogos geopolíticos dos principais países continuam a se intensificar, e a “lei da selva” e a política de poder do século XIX são novamente valorizadas por alguns dos principais países.

“Os países em desenvolvimento esperam que a ordem internacional possa evoluir em uma direção mais equitativa e racional”, ressaltou o cientista.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, participa de coletiva de imprensa conjunta com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em Berlim. Alemanha, 14 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2025

Segundo ele, desde a eclosão da crise na Ucrânia, as sanções dos Estados Unidos e do Ocidente e a contenção da Rússia causaram um sério golpe na ordem econômica internacional, incluindo a ordem de segurança.
O especialista acrescentou que a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou completamente os princípios básicos de manutenção da ordem internacional pós-guerra e está se concentrando mais nos interesses dos Estados Unidos do que na paz e no desenvolvimento internacionais.

“O acúmulo constante de desafios globais também enfatiza a necessidade de cooperação internacional, mas o próprio sistema de governança global está enfrentando uma crise de eficácia e legitimidade“, finalizou.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Descoberta histórica: carta de 1903 é achada em garrafa no farol de Cape Bruny (FOTOS)
Próxima Lula critica negacionismo e defende protagonismo do Sul Global em discurso de encerramento da cúpula do Brics