O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participou de uma simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas, realizada no Shopping Estação, em Cuiabá. A simulação contou com 10 vítimas (manequins vivos) atendidas, que supostamente apresentavam diversos tipos de ferimentos.
A equipe do Samu foi regularmente acionada para prestar o socorro e seguiu o fluxo tradicional de atendimento. Foi feita a ligação ao 192, registro da ocorrência, deslocamento das ambulâncias e operação de socorro. Também teve o suporte de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
O objetivo da simulação é treinar as equipes para situações reais de resgate, de forma a preparar os profissionais para eventuais imprevistos diante da ocorrência.
“O mais importante é que, mesmo percebendo a simulação, todos agiram como se fosse uma situação real. As supostas vítimas foram atendidas com qualidade e maestria. Essas ações são necessárias para um atendimento de qualidade”, avaliou a coordenadora do Samu, Luciele Benin.
Na Baixada Cuiabana, o Samu é mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e pode ser acionado por meio do número 192.