O espanhol Carlos Sainz, acredita que a verdadeira diferença entre a Ferrari e a Red Bull em 2022, foi a falta de desenvolvimento do time italiano.
A Ferrari começou 2022 em excelente forma, vencendo duas das três primeiras corridas, mas sua vitória no GP da Austrália seria a última em sete corridas.
Sainz acabaria quebrando essa sequência com sua primeira vitória na F1 em Silverstone, mas o título já havia oscilado firmemente a favor de Max Verstappen e da Red Bull.
Enquanto a equipe baseada em Milton Keynes abria uma grande vantagem nos dois campeonatos (pilotos e construtores), e a Mercedes logo começava a alcançar a Ferrari, demorou até a última corrida da temporada para a equipe italiana garantir seu P2 entre as equipes, além do P2 de Charles Leclerc entre os pilotos.
Em sua avaliação da temporada, Sainz afirmou que a Ferrari foi simplesmente superada, tanto pela Red Bull quanto pela Mercedes.
“Não conseguimos uma vitória nas últimas corridas, que era o objetivo, mas acho que, simplesmente, fomos superados pela Red Bull e pela Mercedes na segunda metade do ano, o que tornou nossa segunda metade da temporada relativamente mais fraca do que a primeira”, disse ele à imprensa.
“Acho que como equipe, sabemos o porquê. Estamos tentando implementar medidas para o próximo ano para melhorar nossa taxa de desenvolvimento, mas também sempre que tivemos nossas chances de vencer, talvez não fôssemos a equipe mais forte na execução das corridas. Sabemos que estes são os dois principais alvos para a próxima temporada”, disse Sainz.
“Da minha parte, quero começar a temporada muito mais forte, um pouco mais como terminei esta. Ser um piloto melhor com mais conhecimento e, novamente, com muito mais conhecimento desta geração de carros, isso deve me deixar mais forte na próxima temporada”, afirmou.
Não é a primeira vez que Sainz sugere que uma má tomada de decisão durante as corridas custou muito à equipe. Quando solicitado a identificar o que deu errado para a Ferrari, Sainz disse que a equipe deve se sair melhor durante os GPs, sem cometer muitos erros.
Seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, afirmou quase a mesma coisa anteriormente, dizendo no mês de novembro, que a equipe deve aprender ‘a ser melhor nos domingos’.
Com a saída de Mattia Binotto, resta saber se o novo chefe da equipe será capaz de implementar essas mudanças na temporada de 2023, pois a culpa dos erros não foi exclusivamente de Binotto.
Inaki Rueda, está na Ferrari desde 2014 como chefe de estratégia de corrida, antes de ser nomeado diretor esportivo da Scuderia em janeiro de 2021. Muitas vezes, na temporada 2022, algumas pessoas apontaram para Rueda como responsável pelos erros de estratégia da equipe, mas pelo menos por enquanto, ele está confirmando em seu cargo na temporada 2023.