Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará nesta quinta-feira (24) à noite rumo ao Vaticano para participar do funeral do papa Francisco, marcado para sábado (26), às 5h no horário de Brasília. Lula será acompanhado por uma comitiva que reúne representantes da cúpula dos Três Poderes, incluindo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
A presença dos chefes dos três Poderes ao lado de Lula confere peso institucional à delegação brasileira na despedida do pontífice, que morreu aos 88 anos, vítima de um AVC seguido de falência cardíaca. A cerimônia será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista na Basílica de São Pedro e contará com a presença de diversos líderes mundiais. O sepultamento ocorrerá logo após a missa.
Além das principais autoridades do país, também devem integrar a comitiva a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics, e o ex-chanceler Celso Amorim, secretário especial da Presidência. Outros ministros e parlamentares foram convidados e podem se juntar à viagem.
Católico praticante, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) permanecerá no Brasil e assumirá a Presidência da República interinamente durante a ausência de Lula.
Lula declarou luto oficial de sete dias e prestou homenagem ao pontífice por meio das redes sociais. “Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, afirmou o presidente.
Esta será a quarta vez que Lula acompanha de perto um papa durante seus mandatos. Em seu primeiro governo, conheceu João Paulo 2º. Depois, testemunhou a transição para Bento 16, e posteriormente o pontificado de Francisco, eleito em 2013. No funeral de João Paulo 2º, em 2005, Lula já havia liderado uma comitiva oficial com a presença de ex-presidentes brasileiros.
Fonte: gazetabrasil