Programas federais conseguem atender e contemplar as famílias mais afetadas pela desigualdade social com algumas ferramentas de acesso à tecnologia. Para tanto, é necessário cumprir os requisitos básicos e entrar em contato com o Siga Antenado para conseguir o equipamento de forma gratuita.
O avanço das tecnologias segue, e o país vem implementando essas novidades por todo território. Assim, com a chegada do 5G no Brasil, é necessário que haja a mudança das antenas parabólicas convencionais das residências, pois, com o novo tipo de sinal, é preciso que os equipamentos estejam alinhados com o que a novidade pede para suportar a velocidade de conexão.
Segundo confirmação do Ministério das Comunicações, já começou um procedimento de atualização de aparelhos nas residências.
As famílias que fazem parte do Cadastro Único podem adquirir de forma gratuita novos equipamentos para a recepção do sinal para os canais de TV aberta.
Onde o 5g já foi liberado?
O 5G já está liberado em algumas capitais, é o caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, João Pessoa, Goiânia, Salvador, Vitória, Florianópolis, Palmas, Belo Horizonte e Curitiba.
Com a adição das novas capitais à lista, o número de cidades contempladas com o 5G aumentou. Agora existe também a demanda de que os aparelhos sejam devidamente substituídos pelos novos capazes de suportar a nova velocidade de transmissão de dados.
Com relação às demais 15 capitais, a Anatel deu um prazo de 60 dias para o começo da aplicação da nova conexão.
Como posso solicitar o Kit antena do governo?
Os novos aparelhos de antena podem ser solicitados nas capitais onde o novo sinal já está disponível através do canal Siga Antenado, pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404.
De acordo com informações do Governo, moradores de Natal, Campo Grande e Fortaleza já pode fazer a solicitação dos kits com a antena e o aparelho. Aos que precisam confirmar a elegibilidade para receber, basta entrar no site ou ligar para o 0800 729 2404 e informar o CPF.
Fonte: capitalist