O stress é muito perigoso e afeta o corpo de várias formas podendo até causar problemas no sistema imunológico- que é essencial para a saúde e bem-estar. Então, para entender como é que isto acontece, o Metro pediu ajuda a uma especialista.
Ao jornal, Lesley White, farmacêutica da Boots, rede de farmácias britânica, começa dizendo que “quando estamos stressados, o nosso corpo produz cortisol, conhecida como o hormônio do stress, o que pode suprimir a eficácia do sistema imunológico”.
Então, a farmacêutica explica que quando a supressão do sistema imunológico é a curto prazo, normalmente, causada pelo stress diário, “provavelmente não será prejudicial”. No entanto, acrescenta, a supressão a longo prazo, causada por stress crônico, pode fazer com que o corpo fique mais vulnerável a infeções e doenças.
Por isso, é muito normal que alguém, com elevados níveis de stress, fique mais vezes doente, mas normalmente, é com problemas pouco graves como tosse ou constipações. No entanto, quando o stress é crônica e longo prazo, enfraquece tanto o sistema imunológico que podem começar a manifestar-se problemas de saúde mental ou doenças cardiovasculares.
O que pode piorar o cenário é a forma como lidamos com o stress, isto porque, para muitas pessoas a solução é beber álcool, em excesso, ou fumar, explica a farmacêutica. Comportamentos que também podem ter muito impacto no sistema imunológico e na saúde.