A fuselagem foi montada em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, e será enviada para Gavião Peixoto (SP), sede da Embraer, onde está localizada a linha de montagem da aeronave.
Construída em alumínio e titânio, a fuselagem traseira é a estrutura onde o motor GE-F414E do Gripen é instalado.
Além disso, a peça, de 220 quilos e composta por 750 partes, mede 1,90 metro de largura por 1,20 metro de altura e 2,50 metros de profundidade.
A fuselagem traseira é considerada a segunda aeroestrutura do Gripen mais complexa produzida no Brasil.
“Esse é o início de um fluxo de fornecimento de aeroestruturas produzidas na fábrica da SAAB em São Bernardo do Campo para a linha de produção do caça em Gavião Peixoto, fortalecendo a cadeia nacional formada pelo Programa Gripen Brasileiro”, afirmou o gerente de engenharia da fábrica de aeroestruturas no Brasil, Alexandre Barbosa.
A linha de produção do F-39E Gripen no Brasil foi inaugurada em maio de 2023, junto das instalações da Embraer, em Gavião Peixoto.
A nova linha de produção permitirá a montagem da aeronave diretamente em São Paulo, onde também serão realizados os testes de fábrica dos jatos.
O Brasil possui um contrato envolvendo 36 jatos Gripen com a Saab, sendo que 15 deles serão produzidos na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, por meio de um acordo de transferência de tecnologia, com o primeiro a ser entregue em 2025.
Fonte: sputniknewsbrasil