Rússia vê tentativas dos EUA e de aliados de inflamar tensões no sul do Cáucaso, diz MRE russo


Moscou observa a intensificação das tentativas dos EUA e de seus aliados de tirar proveito das contradições intrarregionais para inflamar a situação perto das fronteiras russas, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
“Ao mesmo tempo, em seu esforço para ‘irritar’ a Rússia, os ocidentais se esquecem dos interesses dos Estados da região, colocando em risco a existência segura e digna deles”, disse Maria Zakharova.
Anteriormente, James O’Brien, secretário de Estado adjunto dos EUA para Assuntos Europeus e Eurasiáticos, admitiu em sua declaração que Washington está tentando criar condições para uma ruptura entre Yerevan e Moscou. Segundo ele, uma parte significativa da população do país quer se distanciar da Rússia, e os EUA estão criando condições para isso.
Uma estação de bombeamento de gás de reforço em um campo de petróleo e gás - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2024

Comentando as palavras de O’Brien, Zakharova observou que “em uma tentativa de afastar as repúblicas do sul do Cáucaso, incluindo a Armênia, da Rússia, os Estados Unidos e seus satélites na Europa estão interferindo descaradamente nos assuntos internos de Estados soberanos”.
“Sob pretextos bem-intencionados, eles procuram adulterar o sistema de administração estatal, concentrar o controle sobre a base de recursos e usar o potencial de trânsito”, disse ela.
De acordo com a representante oficial, “a Rússia está pronta para continuar a cooperar com aqueles que, por definição, não podem ser indiferentes ao destino do sul do Cáucaso, incluindo o fornecimento de assistência abrangente no desenvolvimento do diálogo entre Tbilisi, Sukhum e Tskhinval, a fim de estabelecer uma paz duradoura e resolver outros problemas acumulados na região comum a eles”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Estrela recém-descoberta pode dar novos insights sobre a evolução destes astros, dizem astrônomos
Próxima Itamaraty emite alerta de segurança para brasileiros na Venezuela; saiba tudo