Rússia redireciona fluxos de comércio exterior, Ásia corresponde a 60% das exportações, diz ministro


Siluanov e o ministro das Finanças da China Lan Foan realizam hoje o Nono Diálogo Financeiro entre a Rússia e a China.

O ministro russo ressaltou que “hoje a nossa exportação para os países da Ásia é de quase 60%, mas algum tempo atrás esse indicador era duas vezes menor, e em muitos aspetos no volume de trocas comerciais o primeiro lugar é ocupado pelo volume de trocas comerciais externas com a China”.

Além do mais, Siluanov declarou que o desenvolvimento sustentável das relações financeiras e transações na plataforma do BRICS é importante para a Rússia, no âmbito da associação é necessário desenvolver mais a cooperação financeira.
Trabalhador na seção de filtragem a carvão da sede da Gazprom em Moscou, na Rússia, em 22 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2023

O BRICS foi formado em 2009 e, inicialmente, incluía o Brasil, Rússia, Índia e China, expandindo-se pela primeira vez para admitir a África do Sul em 2010. Antes do início da 15ª cúpula do grupo, em Joanesburgo, mais de 40 países manifestaram interesse na adesão, com 23 fazendo uma solicitação formal. A entrada plena dos novos países deve se efetivar em 1º de janeiro de 2024.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores 'Única arma desse tipo': mídia britânica destaca complexo de mísseis russos Avangard
Próxima UE se esforça para que Orbán perceba 'custos totais' do isolamento após veto à Ucrânia, diz mídia