Mais cedo, Trump ligou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para conversar antes do encontro com Zelensky. Uma nova chamada entre os dois é esperada após a conclusão do encontro com o ucraniano.
Segundo Trump, após as conversas deste domingo, 95% dos pontos referentes ao acordo de paz para a Ucrânia foram alinhados entre ele e Zelensky. Segundo Trump, um referendo sobre alguns pontos do plano de paz com a Ucrânia não está descartado Ele lembrou que 91& da população ucraniana quer que o conflito acabe.
Dentre os pontos mais delicados, Trump citou a questão territorial no Donbass, onde a Rússia vem efetuando ganhos consistentes nos últimos meses. Para o presidente norte-americano, é melhor que Zelensky feche um acordo já, antes que a Rússia alcance seus objetivos militarmente.
Neste contexto, Trump afirmou que o acordo pode ser concluído em algumas semanas, mas também pode levar mais tempo ou até mesmo fracassar, caso surja um impasse.
“Se correr muito bem, talvez algumas semanas”, disse Trump, acrescentando que, se correr “muito mal, não vai acontecer”. Ele descreveu as negociações como “muito difíceis” e “muito complexas”, observando que um problema inesperado pode “acabar com tudo”.
Após a conversa à portas fechadas, ambos conversaram também com lideranças europeias, como Mark Rutte, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Emmanuel Macron, presidente da França, Keir Starmer, premier do Reino Unido, Friedrich Merz, chanceler da Alemanha, Karol Nawroki, presidente da Polônia, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Georgia Meloni, primeira-ministra da Itália, e outros.
Trump também citou a conversa que teve com Vladimir Putin, ao afirmar que entende a posição do líder de Moscou sobre um cessar-fogo e ressaltou ter certeza que Putin está pronto para colocar um fim neste impasse.
Ele destacou a todos presentes a boa vontade demonstrada por Moscou com Kiev em suas conversas. Ao ser indagado se a Rússia se comprometeu com a reconstrução da Ucrânia, Putin disse a Trump que com certeza ajudará. “A Rússia quer ver a Ucrânia prosperar”, garantiu.
“O presidente Putin foi muito generoso em seu desejo de que a Ucrânia prospere, inclusive fornecendo energia, eletricidade e outros recursos a preços muito baixos.”
Usina de Zaporozhie
Perguntado por uma repórter sobre a questão da usina nuclear da Zaporozhie, Trump disse que o assunto foi abordado em seus diálogos de hoje.
Ele destacou que a Rússia e a Ucrânia estão trabalhando para reabrir a central nuclear, que está em ótimas condições e pode reiniciar suas atividades imediatamente.
Trump visitará a Ucrânia?
O líder norte-americano disse que “não teria nenhum problema” em visitar a Ucrânia, desde que sua visita ajude a garantir um acordo, mas acrescentou: “não prevejo que isso aconteça”, afirmando que preferiria fechar um acordo sem precisar ir.
Trump disse que se ofereceu para falar com o parlamento ucraniano caso isso pudesse ajudar a impulsionar as negociações.
Sobre a continuidade das conversas para tentar alcançar um acordo de paz, o chefe da Casa Branca pontuou que o grupo de trabalho passará a contar também com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth e com o secretário de Estado, Marco Rubio.
Já em relação à possibilidade de Zelensky estar junto de Trump em breve para uma nova rodada de conversas, o presidente norte-americano garantiu que há chance da nova reunião acontecer nas próximas semanas, também com a presença de lideranças da União Europeia.
Fonte: sputniknewsbrasil








