Rússia qualificará o uso de uma ‘bomba suja’ pela Ucrânia como ato de terrorismo nuclear


25551454-1

O representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya, disse nesta segunda-feira (24), em carta ao secretário-geral da organização, António Guterres, que a Rússia considerará o uso da chamada “bomba suja” pela Ucrânia como um ato de terrorismo nuclear.
Uma “bomba suja” refere-se a um dispositivo explosivo contendo componentes radioativos destinados a espalhar a contaminação radioativa, sem a força extraordinária de uma arma nuclear tradicional.
“De acordo com nosso Ministério da Defesa, o Instituto de Pesquisa Nuclear da Academia Nacional de Ciências e a Usina de Mineração e Processamento Vostochny receberam ordens diretas do regime Zelensky para desenvolver essa ‘bomba suja’. Está em estágio final. Consideraremos o uso da ‘bomba suja’ do regime de Kiev como um ato de terrorismo nuclear”, disse Nebenzya.
Combustível nuclear irradiado (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2022

Mais cedo, Igor Kirillov, chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, disse que o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que o desenvolvimento da bomba está “em seu estágio final”.
“Como resultado do ataque com ‘bombas sujas’, a Ucrânia pretende intimidar a população local, aumentar o fluxo de refugiados na Europa e tachar a Rússia como terrorista nuclear”, enfatizou Kirillov.
Também nesta segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia chamou atenção para o risco iminente e instou Kiev e seus aliados no Ocidente a cessar a escalada de um conflito nuclear.
“Exigimos às autoridades de Kiev e aos patrocinadores ocidentais que a controlam que parem de tomar ações que levam o mundo a um desastre nuclear e ameaçam a vida de civis inocentes. É imprudente ignorar as advertências russas sobre esta questão”, disse Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo.
Anteriores Seu Jorge soube de racismo ao assistir vídeo divulgado pela polícia
Próxima Em ‘A Fazenda 14’, Shayan diz já ter processo contra peões por xenofobia