Rússia promete ‘resposta dura e consequências’ à apreensão da escola da embaixada russa pela Polônia


Neste sábado (29), policiais sob ordens da prefeitura de Varsóvia arrombaram o portão em frente à escola da missão diplomática da embaixada após terem seu pedido de entrada recusado pelas autoridades russas, informou correspondente da Sputnik.
O MRE russo disse em comunicado que observa o movimento como “mais um ato hostil das autoridades polonesas” e “uma violação flagrante da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961″, prometendo uma dura resposta ao caso.
“Tal movimento insolente, que vai além da interação civilizada de Estado para Estado, tomada por Varsóvia, não permanecerá sem nossa dura reação e consequências para as autoridades polonesas e os interesses poloneses na Rússia. Aqueles que iniciaram esses empreendimentos controversos e provocativos precisam entenda isso”, dizia o comunicado.
Também nesta semana, promotores poloneses apreenderam “uma quantidade significativa” de dinheiro das contas da Embaixada da Rússia em Varsóvia, conforme noticiado.
Do lado polonês, o porta-voz do MRE, Lukasz Jasina, disse à Reuters que “era direito da Rússia protestar, mas que a Polônia estava agindo dentro da lei”, dizendo que “a propriedade pertence ao Estado polonês e foi tomada ilegalmente pela Rússia”, disse ele.
Sergei Andreyev, embaixador russo na Polônia, havia dito anteriormente às agências de notícias que o prédio que abriga a escola da embaixada era diplomático e as autoridades polonesas não tinham o direito de se apoderar.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Governador de Tocantins: "Mato Grosso é um estado pujante e referência nacional"
Próxima Ucrânia diz à UE e Polônia que restrições à importação de grãos ucranianos são 'inaceitáveis'