Rússia: pedido de detenção de Putin do Tribunal Penal Internacional não tem importância para nós


As decisões do Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre o mandado de “prisão” ao presidente russo Vladimir Putin e à ombudsman infantil Maria Lvova-Belova, não têm efeito na Rússia, inclusive em termos legais, comentou Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores do país.
A câmara de pré-julgamento do TPI, cuja jurisdição a Rússia não reconhece, emitiu tal decisão nesta sexta-feira (17), por acusações de que Moscou deporta crianças ucranianas.
Panorama da Corte Internacional da ONU em Haia, Países Baixos, foto publicada em 9 de novembro de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023

“As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm nenhum significado para nosso país, inclusive do ponto de vista legal”, segundo ela.
“A Rússia não é parte do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional e não tem nenhuma obrigação sob ele. A Rússia não está cooperando com este órgão, e possíveis ‘prescrições’ de prisão emanadas do tribunal internacional serão legalmente nulas para nós”, sublinhou.
Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia, também não deu importância ao mandado de prisão.
“Achamos a própria formulação da questão ultrajante e inaceitável. A Rússia, como vários Estados, não reconhece a jurisdição deste tribunal e, portanto, quaisquer decisões deste tipo são nulas e sem efeito para a Rússia do ponto de vista legal”, explicou ele.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores CNH aos 16 Anos? PL pode mudar o jogo – Saiba tudo aqui!
Próxima Banido do iFood? 10 condutas para ficar atento e evitar!”