Rússia pede que Conselho de Segurança da ONU condene ataque terrorista contra gasodutos Nord Stream


Neste mês, o Conselho de Segurança está sob presidência da Albânia. Em 1º de outubro, quem assume a liderança é o Brasil, que pleiteia um assento permanente no principal órgão da ONU.
O texto afirma que “o Conselho de Segurança condena veementemente o ato terrorista contra os gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2″.
O documento salienta que o ato representou uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais e causou consequências devastadoras, bem como “apela às autoridades da Dinamarca, Alemanha e Suécia para que acelerem as investigações” e para que deem publicidade e transparência às conclusões.
As explosões ocorreram em 26 de setembro de 2022 em dois gasodutos russos que levam o insumo para a Europa: Nord Stream e Nord Stream 2.
Para o Kremilin, o ataque terrorista aos Nord Stream foi organizado pelos EUA e Reino Unido.
Gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) do mar Báltico e terminal de transferência do gasoduto OPAL, o Baltic Sea Pipeline Link, em Lubmin, na Alemanha, em 21 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023

Alemanha, Dinamarca e Suécia não descartaram a possibilidade de sabotagem direcionada.
A operadora Nord Stream AG informou que os danos aos gasodutos não têm precedentes e não há como estimar o prazo para concluir os reparos.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Pilotos ucranianos podem ser afetados por paralisação do governo dos EUA, diz Pentágono
Próxima Mais de 2.500 refugiados morreram ou desapareceram no mar Mediterrâneo só em 2023, revela ONU