Rússia pede a todas as partes que evitem confronto nuclear no nordeste da Ásia


“Eu não gostaria de falar sobre as perspectivas de um confronto nuclear aberto no nordeste da Ásia, já que os esforços de todas as partes envolvidas devem se concentrar em evitá-lo. Também quero acrescentar que a única maneira confiável não é apenas se afastar dessa marca perigosa, mas resolver os numerosos problemas, inclusive o nuclear, da sub-região, seria a criação de um sistema de manutenção da paz”, disse Ryabkov.

O presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington, em 6 de novembro de 2021; e o presidente da China, Xi Jinping, em Brasília, no Brasil, em 13 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2023

Ele acrescentou que a Rússia está pronta para dialogar com todas as partes interessadas com base em iniciativas conjuntas com a China e no roteiro geral para resolver os problemas da península coreana.

“Quanto à questão de um hipotético reconhecimento do status nuclear da Coreia do Norte, gostaria de reiterar que a Rússia está totalmente comprometida com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, segundo o qual apenas os ‘grandes cinco países têm status nuclear”, finalizou.

Kim Yo-jong, irmã do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, durante cerimônia em Hanói, Vietnã (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Biden não descarta usar 'métodos militares' contra o Irã, diz Casa Branca
Próxima Tiroteio em Jerusalém deixa 2 feridos, menos de 24 horas após ataque em sinagoga na cidade