Rússia não descarta utilizar Oreshnik se a necessidade surgir, diz Putin


Em suas falas, o presidente russo ressaltou que o país trabalhará para alcançar todos os objetivos estabelecidos na operação especial na fronteira com a Ucrânia. “Essa é a tarefa principal”, disse, afirmando que recebe informações da linha de frente todos os dias.
Ao mesmo tempo, o líder da Rússia destacou as ações que o premiê da Eslováquia, Robert Fico, vem tomando para mediar as relações entre o Kremlin e as lideranças ocidentais. Segundo Putin, em uma conversa recente, o primeiro-ministro eslovaco ofereceu seu país como uma plataforma para negociações de paz.
Nesse sentido, a equipe do novo presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos podem congelar a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) por dez a 20 anos se isso solucionar o conflito em Donbass.
Reunião do presidente russo, Vladimir Putin, com o homólogo norte-americano, Donald Trump, em Helsinque, Finlândia, durante Cúpula Rússia-EUA, 16 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2024

Em resposta a isso, Putin revelou que o atual mandante da Casa Branca já havia proposto um congelamento do processo de adesão da Ucrânia no passado. “Biden me falou disso em 2021. Ele propôs exatamente isso: adiar a adesão da Ucrânia à OTAN por dez a 15 anos.”
Perguntado sobre a produção do sistema de mísseis Oreshnik, Putin sublinhou que o país ainda não possui muitas unidades, mas as tem.
“Não estamos com pressa de utilizá-las. Elas foram criadas para solucionar problemas específicos, mas não descartamos a possibilidade de usá-las hoje ou amanhã se a necessidade surgir.”
Segundo o presidente, a produção em série do sistema de mísseis já foi iniciada e alguns serão posicionados em Belarus.
Ontem (25), Putin participou de um encontro informal com os líderes da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) que ocorreu na região de Leningrado. Já nesta quinta-feira (26), o Conselho Econômico Supremo Eurasiático realizou reuniões abertas e fechadas. Nelas foram discutidos temas atuais da União Econômica Eurasiática (UEE), como o aprofundamento dos processos de integração e o desenvolvimento de um mercado único.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Eleições polarizadas mundo afora, BRICS como sucesso mundial e desdolarização: a geopolítica em 2024
Próxima China: EUA devem parar de 'provocar corrida armamentista e fazer do espaço uma zona de conflito'