Rússia na ONU: ‘EUA têm total responsabilidade por todas as vítimas em Gaza’


“Os EUA têm total responsabilidade por todas as vítimas do conflito em Gaza, depois de vetarem um pedido de cessar-fogo”, disparou Vasily Nebenzya, representante russo na ONU.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta terça-feira (12), uma resolução sobre Gaza exigindo o cessar-fogo e a libertação de reféns.
Ao todo, foram 153 votos a favor, incluindo o Brasil, 10 contrários e 23 abstenções. Antes da votação do texto, duas emendas, uma dos Estados Unidos e outra da Áustria, não conseguiram o número mínimo de votos a favor. O Brasil se absteve na votação de ambas as emendas.
Sede da ONU. Nova York, 22 de setembro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2023

A resolução foi apresentada pelo Egito e pela Mauritânia. Os autores enfatizaram repetidamente que o documento era puramente humanitário e não queriam que fosse politizado.
De acordo com a resolução, a Assembleia Geral da ONU “exige um cessar-fogo humanitário imediato“, bem como “a libertação imediata e incondicional de todos os reféns e o fornecimento de acesso humanitário”. O texto exige que todas as partes cumpram as suas obrigações à luz do direito humanitário internacional, sobretudo no que diz respeito à proteção de civis.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores HF BRASIL/CEPEA: Área com HF cresce e volta a patamares pré-pandemia
Próxima Índice CEAGESP variou 1,59% em novembro