Rússia e Egito lançam construção da 4ª unidade da usina nuclear egípcia, El Dabaa


O presidente russo Vladimir Putin e o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi mantiveram diálogo bilateral nesta terça-feira, por meio de videoconferência, sobre uma série de temas de interesse dos dois países, como a parceria para a construção da quarta unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa, no Egito, e a participação de Cairo na cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, marcada para o final do ano.

“Novas oportunidades promissoras para construir a nossa cooperação frutífera estão se abrindo em conexão com a adesão do Egito ao BRICS. Gostaria de enfatizar que desde o início, a Rússia apoiou sinceramente o desejo do lado egípcio de se tornar um membro pleno desta associação. Durante a presidência russa do BRICS neste ano, tentaremos fazer todo o possível para que o Egito se integre efetivamente no trabalho do grupo”, disse Putin.

O derramamento do primeiro concreto na fundação do prédio onde ficará o reator nuclear marca o início da construção de toda a nova unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa. Depois disso, o projeto será implementado em plena capacidade – todos os quatro blocos da usina nuclear serão construídos simultaneamente.
O presidente egípcio disse estar profundamente grato ao presidente russo pela implementação do projeto de El Dabaa e salientou que a construção da primeira usina nuclear do Egito está avançando a um ritmo mais rápido do que o inicialmente acordado.
Palestinos evacuam um prédio atingido por bombardeio israelense na cidade de Rafah. Faixa de Gaza, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024

Putin também disse estar em contato constante com o presidente egípcio sobre questões relacionadas ao conflito entre Israel e o Hamas.
“E, em geral, Sisi e eu estamos em contato constante […] discutimos regularmente todas as questões mais significativas da agenda internacional e regional para os nossos países. Em particular, trocamos opiniões e coordenamos posições em relação ao trágico desenvolvimento da situação no conflito israelo-palestino e na resolução de questões de natureza humanitária”, disse Putin durante a cerimônia de lançamento da construção da quarta unidade de energia da usina nuclear de El Dabaa.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Negócios e laboratório: é assim que os EUA usariam Ucrânia para eventual confronto com Rússia
Próxima Chefe da OTAN anuncia investimento de US$ 1,2 bilhão para a produção de munições