Rússia e China aumentam rotatividade de cargas via fronteira recém inaugurada


Os números foram confirmados pelo Consulado Geral da Rússia em Harbin, que acrescentou que o tráfego de carga neste ponto da fronteira está aumentando gradualmente.
Até agora, o tráfego de carga é dominado por mercadorias chinesas, incluindo pneus, peças de reposição, equipamentos, produtos da indústria leve e novos veículos motorizados, disse o consulado.
Nos últimos três meses, as importações de veículos da China aumentaram pelo posto de controle. A Rússia, por sua vez, está entregando madeira, óleo de soja e matérias-primas para a medicina tradicional chinesa.
© Sputnik / Yevgeny OdinokovRussas na beira do rio Amur olham para a cidade chinesa de Heihe, na outra margem do rio (foto de arquivo)

Russas na beira do rio Amur olham para a cidade chinesa de Heihe, na outra margem do rio (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2022

Russas na beira do rio Amur olham para a cidade chinesa de Heihe, na outra margem do rio (foto de arquivo)
Em 2 de novembro, o lado russo lançou um serviço de ônibus transfronteiriço para que os motoristas russos pudessem pegar seus novos veículos e levá-los de volta à Rússia.
O consulado acrescentou que mais de 1.500 veículos motorizados, incluindo caminhões basculantes, ônibus, guindastes automotores e veículos pessoais, no valor de US$ 84,4 milhões (R$ 449,44 milhões), já cruzaram o posto de controle.
A ponte rodoviária sobre o rio Amur, conectando território russo e chinês, foi colocada em operação em 10 de junho de 2022.
© Sputnik / Khamzin / Acessar o banco de imagensLinha ferroviária russa Baikal-Amur, que atravessa a Sibéria Oriental e o Extremo Oriente Russo, ligando o lago Baikal ao rio Amur

Linha ferroviária russa Baikal-Amur, que atravessa a Sibéria Oriental e o Extremo Oriente Russo, ligando o lago Baikal ao rio Amur - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2022

Linha ferroviária russa Baikal-Amur, que atravessa a Sibéria Oriental e o Extremo Oriente Russo, ligando o lago Baikal ao rio Amur
Sua construção, com custo de 19 bilhões de rublos (cerca de R$ 1,58 bilhão), começou em dezembro de 2016, no distrito de Blagoveshchensk, na região de Amur, sendo erguida simultaneamente a partir de ambas as margens.
A inauguração estava prevista para novembro de 2020, mas devido à situação epidemiológica teve que ser adiada. O comprimento da ponte é de 1.080 metros e ela possui duas pistas, com largura total de 11 metros.
A distância total da travessia entre as duas cidades é de cerca de 20 quilômetros, sendo seis de estradas na China, e 13 de acesso em território russo.
Bandeiras da China e da Rússia no Centro de Comércio Internacional de Ritan em Pequim, China, 22 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2022

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Fonte: sputniknewsbrasil

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