“O segundo satélite radar Kondor-FKA está em órbita! O veículo de lançamento funcionou normalmente”, disse o comunicado.
O foguete Soyuz-2.1a decolou às 0h50, horário de Moscou (18h50 horário de Brasília), de Vostochni e, após nove minutos, colocou o Fregat em órbita baixa da Terra, após o impulsionador ser ativado duas vezes para colocar o satélite Kondor – FKA em órbita de trabalho, a uma altitude de 500 a 550 quilômetros, onde já está localizado o primeiro satélite, lançado em 27 de maio de 2023.
Os satélites são projetados para obter sensoriamento remoto da Terra por radar durante todo o ano e em todas as condições meteorológicas e se concentram no mapeamento de superfície, monitoramento ambiental e exploração de recursos naturais. Cada um pode fazer até 100 imagens do nosso planeta por dia.
Além disso, o Kondor-FKA número dois, entre outras tarefas, monitorará as condições do gelo na rota marítima do Norte .
A Rota do mar do Norte, com 5.600 quilômetros, estende-se desde os mares de Barents e Kara, no noroeste da Rússia, até ao Estreito de Bering, no leste, e é a rota marítima mais curta da Europa para a Ásia.
Embora esteja coberto de neve e gelo durante a maior parte do ano, os quebra-gelos garantem uma passagem segura ao longo desta rota, o que proporciona economia de combustível e de tempo em comparação com outras rotas. Além disso, a rota está mais próxima de países como China, Japão e Coreia do Sul do que a rota marítima do Sul.
Fonte: sputniknewsbrasil