O líder da RPDC, Kim Jong-un, visitou o instituto de pesquisa nesta segunda-feira (1º), onde se reuniu com especialistas e se inteirou dos resultados dos trabalhos nessa área.
“O instituto fabricou um motor de propelente sólido de alto empuxo utilizando compósito de fibra de carbono e confirmou a confiabilidade e precisão do motor em oito testes estáticos de ignição realizados nos últimos dois anos […] O motor está previsto para uso nos ICBMs Hwasongpo-19 e Hwasongpo-20 de próxima geração“, diz o comunicado.
Foi especificado ainda que Kim Jong-un discutiu a criação de uma base especializada para produção em série desses motores.
Na semana passada, o país divulgou que soldados da Coreia do Sul realizaram “provocações graves” na região fronteiriça que divide as duas nações.
De acordo com a agência estatal de notícias KCNA, citando um oficial do país, os sul-coreanos dispararam dez tiros de advertência na direção de soldados norte-coreanos que trabalhavam no desenvolvimento de uma barreira próxima à fronteira sul.
Também no sábado (27), a mídia de Pyongyang divulgou que o governo de Kim Jong-un condenou os exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos, classificando a operação como “extremamente provocativa” e apontando Seul e Washington como os principais culpados pelas tensões na Península Coreana.
Fonte: sputniknewsbrasil