Rotular IRGC do Irã como organização terrorista ‘é uma questão ativa’, diz subsecretário britânico


Londres está considerando seriamente classificar o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) do Irã como organização terrorista, mas ainda não chegou a uma decisão final sobre o assunto, disse o subsecretário britânico de Estado Parlamentar para a Europa, Leo Docherty, ao Parlamento nesta quinta-feira (12).

“Seria errado da minha parte especular […] sobre o resultado da consideração atual do governo sobre esta questão, mas ela está ativa. […] E isso é algo que consideramos extremamente sério”, disse Docherty durante um debate sobre a situação no Irã durante o qual alguns legisladores pediram a proibição, segundo a Reuters.

Identificar o IRGC como um grupo terrorista significaria que se tornaria uma ofensa criminal no Reino Unido pertencer ao grupo, participar de suas reuniões e carregar seu logotipo em público. Atualmente, a organização já está sujeita a sanções britânicas.
Chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Gen. Hossein Salami fala em uma cerimônia exibindo pedaços do drone americano abatido pela Guarda no Estreito de Ormuz em junho, em Teerã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2022

Ontem (11), a Suprema Corte do Irã condenou um cidadão iraniano-britânico à morte sob a acusação de espionagem para o Reino Unido. Alireza Akbari recebeu a pena de morte por “corrupção na Terra e por prejudicar a segurança interna e externa do país ao repassar informações de inteligência”, segundo a Aljazeera.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Sema-MT apresenta novo sistema PGRS Digital para responsáveis técnicos
Próxima Quem ganha um salário mínimo e meio pagará Imposto de Renda neste ano