A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, realizou um discurso nesta quinta-feira (15) em homenagem ao Dia da Democracia. Na fala, a ministra afirmou que a democracia não é somente votar nas eleições e citou respeito às minorias.
“Considerando em especial que a defesa da jurisdição constitucional e da integridade da ordem democrática constitui o norte de nossa gestão, neste 15 de setembro, reafirmo a nossa fé em nosso regime democrático consagrado em nossa Constituição Federal, de que o STF tem a guarda por expresso comando constitucional”, afirmou Weber.
“Refletir sobre democracia não é mero exercício teórico, mas necessidade inadiável que a todos se impõe. Não se resume ela, a democracia, a escolhas periódicas, por voto direto, secreto e livre, de governantes. Democracia é muito mais, englobando diálogo, tolerância e respeito às minorias, em especial as mais vulneráveis. É respeito às minorias, diálogos. Que saibamos todos defender a democracia enquanto valor inegociável e aperfeiçoá-la continuadamente fortalecendo as nossas instituições e o Estado Democrático de Direito”, continuou a presidente do STF.