Arquivo Gcom
Com os resultados das exportações de outubro, Rondonópolis subiu nove posições com relação a 2021 e chega ao 10º mês do ano como 14º maior exportador do Brasil. Em Mato Grosso, o Município segue na liderança, como maior exportador do Estado. Os dados são do Ministério da Economia e são referentes às exportações e importações entre janeiro e outubro de 2022.
Neste ano, Rondonópolis bateu o recorde de volume nas exportações e nas importações. Entre janeiro e outubro, o total das exportações somaram U$ 2.576,37, sendo 35,2% a mais que no mesmo período do ano passado. As importações também tiveram grande aumento, subindo 115,4% neste ano, com um total de U$ 2.235,63. No período, o superávit na balança comercial é de U$ 340,74.
O volume exportado entre janeiro e outubro, coloca a cidade como a 14º maior exportadora do Brasil, representando 0,9% do total exportado pelo País no período. Em Mato Grosso, Rondonópolis é a maior exportadora, representando 9,8% do total exportado pelo Estado.
Com relação às importações, a cidade é a que mais importa em Mato Grosso, com as importações representando 43,6% do volume total importado no período pelo Estado. Nacionalmente, Rondonópolis é 27ª cidade que mais importa, com as importações representando 1% do volume total do Brasil.
Os países asiáticos continuam sendo o principal destino das exportações de Rondonópolis com o maior volume tendo a China como destino. No período, as exportações para o país somaram U$ 725 milhões. A Tailândia é o segundo, com as exportações somando U$ 494 milhões. A Indonésia também figura como um dos mais importantes destinos das exportações (U$ 300 milhões).
Já, as importações vêm principalmente do Canadá. Entre janeiro e outubro, foram importados do Canadá U$ 514 milhões. E, da Rússia, cujas importações chegaram a U$ 317 milhões no período.
A torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja é o principal produto exportado por Rondonópolis e representam 48% do total das exportações no período. Enquanto os fertilizantes representam o principal produto importado.