Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma operação do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) desarticulou, nesta sexta-feira (7), um esquema criminoso de empréstimos ilegais e extorsão que operava em seis estados do país. Entre os nove presos preventivamente estão três policiais militares, suspeitos de envolvimento na quadrilha. A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e cumpriu também 42 mandados de busca e apreensão.
O esquema investigado envolvia cobrança de juros abusivos e uso de violência para garantir os pagamentos. Caso as vítimas não quitassem as dívidas, os suspeitos se apropriavam de bens como forma de pagamento. A Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 73 milhões dos investigados, incluindo imóveis, cotas de empresas e veículos de luxo. Para ocultar a origem do dinheiro, os criminosos chegaram a construir uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.
A investigação teve início após uma denúncia feita à Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que indicava a participação de policiais no esquema. Ao todo, 17 pessoas são investigadas, sendo seis delas agentes da segurança pública. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Durante a operação, o MP-RO divulgou imagens que mostram recibos, cadernos de anotações e um arsenal com diversas armas e munições apreendidas com os suspeitos. Além de usura e extorsão, os investigados podem responder por crimes como lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica.
Fonte: gazetabrasil