O Conselho Supremo de Defesa da Romênia (CSAT, na sigla em inglês), disse nesta quinta-feira (6) que o país pretende abrir um centro regional de treinamento para pilotos de caças F-16, o qual estaria disponível para seus aliados e parceiros da OTAN, incluindo a Ucrânia.
“Juntamente com outros aliados e a empresa que constrói este avião de combate, um centro regional será criado na Romênia para treinar pilotos que pilotarão esses jatos. Pilotos romenos que operam aviões F-16 serão treinados aqui, e as instalações serão posteriormente abertas a pilotos de países aliados e parceiros da OTAN, incluindo a Ucrânia”, disse o CSAT citado pela Reuters.
Além da Romênia, a Dinamarca também anunciou recentemente que planeja treinar até seis pilotos ucranianos de caça F-16 simultaneamente, conforme noticiado.
Em março, o Ministério da Defesa romeno afirmou que compraria tanques Abrams. Já em abril, o órgão comunicou que pretendia comprar caças F-35, além dos F-16, tudo faz parte de planos mais amplos de aquisição de defesa.
Kiev tem pressionado através de comunicados de assessores do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, a OTAN para receber o convite para o ingresso no organismo de defesa nesta cúpula.
Fonte: sputniknewsbrasil