Robô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do Sul


5-criancas-interagiram-com-o-robo-maximus-foto-felipe-ulbrich


Universo Pecuária é uma iniciativa do Sebrae-RS. Evento aconteceu em um espaço dedicado à inovação e contou com a participação de seis startups voltadas para a pecuária.

Inovações no Universo Pecuária

Oi, eu gosto muito de churrasco, mas não posso comer”, disse o robô Maximus para um menino que visitava a Arena da Inovação do Universo Pecuária (UP) – Futuro, Negócio e Sustentabilidade, de Lavras do Sul (RS). O espaço – de 600 metros quadrados – voltado às novas tecnologias no agronegócio foi instalado na Pista de Laço do Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul e recebeu, a cada dia do evento, seis startups. O UP começou na última terça-feira e encerrou neste domingo (6/11).

Robô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do SulRobô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do Sul
2 – Robô atraiu a atenção de crianças e adultos – Foto Alex Garcia

O robô humanizado encantava não só as crianças, mas também os adultos. Os pequenos, no entanto, precisavam olhar para o alto para conseguir observar Maximus, de 1,60 metro de altura, quando estava parado. Ao se movimentar, a atração ficava ainda maior. O robô interativo, que ficava logo na entrada da Arena da Inovação, foi trazido ao Universo Pecuária pela empresa carioca Futuremedia, que, em setembro, levou um cachorro-robô para a 45ª Expointer, em Esteio (RS).

Maximus interage com o público e foi programado para responder seis perguntas sobre temas como Lavras do Sul, churrasco e Universo Pecuária, segundo o técnico Marco Augusto, da Futuremedia. A advogada Daniele dos Anjos viajou de Caçapava do Sul até Lavras do Sul para a filha Maria Antônia, de 4 anos, brincar na feira. Primeiro, a menina olhou desconfiada para o robô, mas depois ganhou confiança e brincou com a novidade, construída em liga de carbono e que pesa 140 quilos. “Eu já tinha visto um robô no Tribunal de Contas, mas é bem legal”, analisou a profissional.

Robô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do SulRobô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do Sul
Maria Antônia e a mãe Daniele, de Caçapava do Sul, se encantaram com o robô – Foto Alex Garcia

Soluções

A Parvin, de Porto Alegre (RS), apresentou o Gerensia, um aplicativo que conecta a contabilidade ao campo. O app tem funcionalidades como controle em tempo real sobre as operações financeiras da propriedade, acesso às informações de faturamento, despesas, custos e investimentos, além de facilitar o cálculo de rentabilidade da propriedade e dos produtos comercializados. “Com o app, o produtor tem a gestão do agronegócio na palma da mão”, explicou Patrick Lima do Nascimento.

Robô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do SulRobô interativo é destaque no Universo Pecuária, de Lavras do Sul
4 – Espaço foi muito visitado durante o Universo Pecuária – Foto Felipe Ulbrich

A Capataz, de Quaraí (RS), levou o Capataz, uma solução para gerenciar a pecuária de corte, ovinos e equinos. “A ferramenta permite a gestão do estoque animal, sanidade, suplementação, escores produtivos, despesa, planejamento financeiro e forrageiro”, detalhou o CEO da Capataz, o engenheiro agrônomo Ivo Wagner.

A Arena da Inovação também foi palco de pitchs, espécie de disputa entre startups que pretendem apresentar seus negócios a investidores. Durante os seis dias de feira, as startups se revezaram para apresentar ao público serviços e tecnologias inovadoras voltadas à pecuária sustentável. Quem visitou o espaço também pode conferir uma programação diária com palestras e painéis sobre novas tecnologias voltadas para o agronegócio. “O público pode acompanhar, por meio desse palco, muito conteúdo e conhecer o que o agro oferece em tecnologia, inovação e sustentabilidade”, avaliou a Analista de Articulação de Projetos do Agronegócio do Sebrae-RS, Cibele Bolzan Scherer.

Ela disse que a presença do público foi excelente, com muita interação, programação viva com palestras e presença de startups mostrando as principais tendências e o futuro da pecuária brasileira. Mas a grande atração, diz ela, foi o robô. “Eu penso que foi um dos pontos máximos da arena, e com certeza o público que frequentou nos deu esse retorno e saímos muito satisfeitos”, completou.

Por Assessoria

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsFacebook AgronewsInstagram AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp AgronewsWhatsapp Agronews

Anteriores Guilherme de Pádua morreu no aniversário da estreia de Explode Coração
Próxima PF prende mulher com mais de 2 kg de cocaína na bagagem