Um time de futebol se tornou motivo de disputa entre duas marcas tradicionais na Alemanha. Após permanecer na primeira divisão do campeonato nacional, o VfB Stuttgart vai receber um generoso aporte de 100 milhões de euros da Porsche, que se tornará a nova acionista do clube ao empatar a participação da Mercedes-Benz.
O interesse das marcas não é por acaso. Ambas as fabricantes foram fundadas em Stuttgart e disputam o “time da casa” há algum tempo. A Mercedes é patrocinadora do clube desde 2020, mas está descontente com as últimas temporadas. Segundo o jornal alemão Handelsblatt, a tendência é que a marca da estrela de três pontas deixe de patrocinar o Stuttgart.
Isso porque o Stuttgart quase caiu para a segunda divisão da Alemanha em 2023. A equipe venceu o Hamburgo no play-off do rebaixamento no início de junho e garantiu a permanência na Bundesliga.
A Mercedes é patrocinadora máster do clube e detentora dos naming rights do estádio. O contrato da marca pelo espaço de maior destaque na camisa do Stuttgart está para acabar e não será renovado – entretanto, a Porsche não demonstrou interesse em assumi-la.
A Porsche pretende adquirir os naming rights do estádio, o que pode significar o fim da Mercedes-Benz Arena nos próximos anos. Segundo o Handelsblatt, o estádio dificilmente será renomeado para Porsche Arena, já que a denominação é usada em outro empreendimento da marca na mesma cidade.
A tendência é que o estádio do Stuttgart seja renomeado para MHP Arena Stuttgart, com base em uma empresa de consultoria da própria Porsche.
Nenhum acordo entre Porsche e Stuttgart foi assinado. As partes apenas apresentaram uma carta de intenções, que deve ser aprovada nos próximos dias, segundo o tabloide alemão. Além do nome do estádio, a Porsche também tem interesse em patrocinar o centro juvenil do Stuttgart.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews