SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja da safra 2024/25 de Mato Grosso atingiu 66,16% da área cultivada, aumento semanal de 16,08 pontos percentuais, o que colocou o ritmo de trabalhos acima da média histórica para o período após um atraso inicial, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O índice de colheita pela média de cinco anos nesta época é de 65,63%, mas os trabalhos ainda estão atrás do percentual colhido mesmo período do ano passado (76,44%), conforme números do instituto ligado aos produtores do Estado.
A colheita de soja começou mais atrasada este ano após um plantio tardio e com chuvas intensas que prejudicaram a entrada das máquinas no início das atividades. Nas últimas semanas, produtores tiveram a oportunidade de acelerar os trabalhos após uma redução das precipitações.
O atraso na soja teve reflexos no plantio da segunda safra, de milho e algodão.
Segundo o Imea, o plantio de algodão do maior produtor agrícola do Brasil também se recuperou, atingindo 99,93% da área projetada e superando a média histórica para o período de 98,82%.
Já o plantio de milho avançou para 67,15% da área, ante 70,27% da média histórica no período.
(Por Roberto Samora)
Fonte: noticiasagricolas