Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta segunda-feira (09), quem passou pelo Rio Pinheiros percebeu uma mudança na coloração da água, que estava verde. O rio, que nasce da confluência dos rios Guarapiranga e Grande e deságua no Rio Tietê, vem sofrendo os impactos da seca.
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o período seco, intensificado pela estiagem severa, reduz significativamente a contribuição dos afluentes para o Rio Pinheiros, mantendo uma vazão muito baixa em sua calha principal, o que favorece a proliferação de algas devido às altas concentrações de nutrientes.
A coloração esverdeada é atribuída à presença dessas algas. A Cetesb está em alerta durante esse período crítico e segue monitorando a qualidade dos rios e represas na Região Metropolitana de São Paulo e no Estado.
No domingo (08), a cidade de São Paulo registrou a maior temperatura deste inverno. Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura indicam que as estações meteorológicas automáticas registraram uma média de 33,9°C, sendo a máxima absoluta de 35,2°C na Freguesia do Ó, Zona Norte da capital.
O calor deve continuar e se intensificar ao longo da semana, e, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um novo recorde pode ser alcançado na sexta-feira (13), quando a temperatura poderá atingir 36°C.
Diante dessa previsão, a Defesa Civil da capital decretou estado de atenção para altas temperaturas desde o último domingo.
Fonte: gazetabrasil