Rio Grande do Sul tem nova frente fria e alerta de perigo para temporais


Uma nova frente fria deve aumentar as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul (RS) no decorrer desta sexta-feira (17). De acordo com a Climatempo, as chuvas devem se intensificar principalmente no norte do estado.

Os maiores acumulados de chuva são esperados nas cabeceiras de rios importantes que integram as bacias do Taquari, Alto Jacuí e Uruguai.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo a especialista em meteorologia Maria Clara Sassaki, o leste de Santa Catarina e do Paraná também devem registrar grandes volumes de chuva, enquanto no Rio Grande do Sul os temporais serão mais isolados e concentrados no norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta devido ao retorno das chuvas no sul do estado. O aviso de “perigo potencial” abrange o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Nessas regiões, a previsão é de acumulados de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com a previsão de novas chuvas para esta sexta-feira, o Rio Grande do Sul permanece em alerta para novas inundações e possíveis deslizamentos de terra. Nesta quinta-feira, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo de 5 metros pela primeira vez desde segunda-feira (13). Em contraste, a Lagoa dos Patos subiu 30 centímetros em 48 horas, inundando mais áreas no sul do estado.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para as possíveis consequências das chuvas esperadas. O órgão destaca os riscos de novas inundações (riscos hidrológicos) e a possibilidade de deslizamentos de terra (riscos geológicos).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para esta sexta-feira, o Cemaden alerta para os seguintes riscos:

  • Possibilidade muito alta de permanência de inundações nas mesorregiões Centro Oriental, Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre, considerando os acumulados das últimas semanas e as condições de saturação do solo. A bacia do lago Guaíba segue em condição crítica, assim como os municípios banhados pela Lagoa dos Patos.
  • Possibilidade moderada de inundação na mesorregião Nordeste Rio-grandense devido às chuvas moderadas previstas.
  • Possibilidade muito alta de deslizamentos nas mesorregiões Nordeste Rio-grandense, especialmente na Serra Gaúcha, e Metropolitana de Porto Alegre, com riscos de deslizamentos de encostas naturais, queda de barreiras em rodovias e erosão das margens dos rios.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores 'Grande tragédia': Rússia condena ataque contra premiê eslovaco
Próxima Hospital universitário no Rio Grande do Sul deixa de receber pacientes