Daniel Ricciardo insiste que não tinha certeza sobre o momento das negociações da McLaren com Oscar Piastri, que agora foi confirmado como substituto de seu colega australiano na equipe.
Depois que o Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA, decidiu a favor da McLaren em relação à disputa com a Alpine sobre o futuro de Oscar Piastri, a equipe McLaren confirmou que o jovem australiano vai correr pelo time a partir de 2023, em um contrato inicial de dois anos.
O atual campeão da Fórmula 2 negou o anúncio de Alpine feito em 02 de agosto, de que substituiria Fernando Alonso, que vai para a Aston Martin na próxima temporada, levantando fortes suspeitas que já tinha um contrato com alguma outra equipe.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Foi exatamente isso que aconteceu, pois Piastri já tinha assinado com a McLaren para 2023, mas nada podia ser confirmado ainda, pois a equipe precisava resolver a questão com Daniel Ricciardo.
Isso foi quase três semanas depois que o próprio Ricciardo declarou que estava ‘comprometido com a McLaren até o final do próximo ano’, em um post de mídia social, enquanto em 24 de julho o chefe da McLaren, Andreas Seidl disse em resposta direta a uma pergunta sobre Ricciardo e 2023: “Ele está comprometido, nós estamos comprometidos do nosso lado, então só precisamos continuar trabalhando duro juntos.”
No entanto, a declaração da FIA sobre o que o Conselho de Reconhecimento de Contratos havia decidido dizia: “O Tribunal emitiu uma decisão unânime de que o único contrato a ser reconhecido pelo Conselho, é o contrato entre a McLaren Racing Limited e Oscar Piastri, datado de 04 de julho de 2022”.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
Isso foi um dia depois do GP da Inglaterra e nove dias antes de Ricciardo falar sobre manter seu compromisso com a equipe.
Então, quanto o piloto de 33 anos soube o que estava acontecendo entre a McLaren e Piastri?
“Para ser honesto, sobre a data, hoje foi a primeira vez que ouvi”, disse Ricciardo à Sky Itália nessa sexta-feira, durante os treinos livres para o GP da Holanda em Zandvoort.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“Não estou ciente sobre os cronogramas e isso e aquilo, o que a equipe está discutindo. Para ser honesto, já estávamos a meses discutindo, não meu futuro, mas claro onde podemos melhorar para tentar ter um futuro melhor com a equipe.”
“Eu estava ciente de que haviam conversas em andamento. Em termos de cronogramas, acho que o que a equipe faz, digamos com Oscar, não é da minha conta também em termos do que eles falaram isso ou aquilo. Se for esse o caso, então que assim seja. Não é realmente uma decisão minha”, disse o australiano.
Com relação ao seu próprio futuro, Ricciardo afirmou que quer permanecer na F1, ao invés de ir para a Indy, como a própria McLaren ofereceu.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
No entanto, as opções estão se esgotando na F1, com Pierre Gasly parecendo cada vez mais propenso a ir para a Alpine, o que deixaria AlphaTauri, Williams, Haas e Alfa Romeo, como as únicas opções viáveis para Ricciardo.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });