Repetidas vezes, Daniel Ricciardo disse que quer conscientemente se distanciar da Fórmula 1, depois de uma temporada cheia de decepções na McLaren. A equipe britânica o afastou às custas de Oscar Piastri, enquanto Ricciardo não conseguiu encontrar uma nova vaga.
Na próxima temporada, o australiano retornará à Red Bull, onde assumirá as funções de piloto de testes e reserva. Assim, se Max Verstappen ou Sergio Perez, por algum motivo, não puderem competir em um Grande Prêmio, Ricciardo será a escolha óbvia para atuar como substituto. Ainda assim, isso não significa que o piloto rotineiro viajará com o circo da F1 todo final de semana.
Ricciardo busca tranquilamente recarregar as energias e voltar ao grid em tempo integral em 2024. Na Fórmula 1, como já afirmou em diversas ocasiões, porque é aí que está seu foco. Ele não busca uma passagem para a IndyCar, por exemplo, apenas porque não quer correr em ovais. Outras classes de corrida também não têm o interesse total de Ricciardo no momento. Por exemplo, ele foi questionado pela ‘Auto, Motor und Sport’ se o campeonato Mundial de Endurance (WEC) não era uma opção. A resposta foi: “Uma corrida como Le Mans pode ser interessante. Mas não toda a série. Seria a mesma vida de agora, apenas com carros diferentes”.
As 24 Horas de Le Mans são disputadas em um fim de semana quando a Fórmula 1 não está ativa. Para muitos pilotos, é um sonho vencer esta corrida uma vez. Le Mans, juntamente com a Indy 500 e o Grande Prêmio de Mônaco, são consideradas as joias da coroa do automobilismo.