Revisões da Volkswagen têm pegadinha que pode doer no bolso; entenda


Um dos motivos para comprar um carro 0 km é a segurança de ter uma garantia de fábrica contra defeitos e problemas mecânicos. Porém, para que ela tenha validade, o proprietário precisa cumprir uma série de obrigações, como realizar as revisões na rede de concessionárias.

No caso dos automóveis da Volkswagen, o intervalo entre cada serviço é de 10 mil km ou 1 ano. A marca estipula em seu site traz valores fixos para as 10 primeiras revisões. Porém, um olhar mais atento percebe que os valores divulgados não são necessariamente os reais. Infelizmente, para manter a garantia do veículo, o preço a ser pago é bem mais alto.

Isso porque, além do preço anunciado, a marca revela alguns itens que não fazem parte do pacote de revisões, no entanto, são obrigatórios para a preservação da garantia de fábrica.

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Usamos como exemplo o Volkswagen Polo 2023 em sua versão 1.0 MPI. Mesmo sendo um modelo de entrada, o hatch pode ter variação nos preços de revisões de até R$ 3 mil, se incluirmos os itens de substituição obrigatória ao pacote básico.

O primeiro serviço tem custo de R$ 721,81. Nesta revisão está inclusa a mão de obra e a substituição de itens como:

Porém, logo abaixo do descritivo dos itens obrigatórios, aparece uma nova relação, desta vez com peças que precisam ser trocadas conforme a quilometragem ou tempo. No caso do primeiro serviço do Polo 1.0, o filtro de poeira e pólen, por R$ 108,95.

Apesar de parecer um item opcional no serviço, a marca revela que fora os componentes descritos acima, tais componentes “devem ser substituídos necessariamente conforme tempo de uso ou quilometragem para manter o perfeito funcionamento e a garantia do seu Volkswagen.”

Ou seja, se não incluir o filtro na revisão, o proprietário corre o risco de perder a garantia. Nesse caso, a conta sobe para R$ 830,76, e não os R$ 721,81 mencionados inicialmente.

Ainda sobre o Volkswagen Polo, a segunda revisão fica ainda mais cara. Nesse caso, a marca revela um custo de R$ 806,89. Pelo valor estão inclusos:

Porém, a lista de substituição necessária é bem maior, sendo acrescentados:

Com todos os itens adicionados, o valor da segunda revisão pode chegar a R$ 1.386,90, uma diferença de R$ 580 em relação ao preço anunciado inicialmente.

Mas a situação fica realmente crítica nos serviços de 5 e 10 anos, ou 50 mil km e 100 mil km. Nesses casos, a diferença entre os pacotes básico e incluindo os itens considerados essenciais chega a R$ 3 mil. Quem causa tamanha disparidade é o kit de correias dentadas, cuja substituição é obrigatória a cada cinco anos. No caso do Polo, o preço é de R$ 2.350,57.

Confira na tabela as diferenças a cada serviço:

A diferença de valores também não se aplica aos modelos mais baratos da marca. Como outro exemplo, o Volkswagen Jetta 2023 também sobre alterações bem consideráveis.

Nesse caso, o sedã faz parte do programa de revisão de série da marca, que inclui as três primeiras inspeções grátis.

Porém, o usuário não está totalmente livre de custos. Isso porque, mesmo nos serviços gratuitos, existem peças de troca necessária conforme tempo ou quilometragem.

Quando o Jetta chega aos 40 mil km, ou quatro anos de uso, a conta fica realmente salgada. Em vez dos R$ 1.138,12 da revisão padrão, o cliente terá que desembolsar R$ 4.655,60 se quiser manter a garantia de fábrica. Isso porque itens como jogo de velas e óleo do diferencial do eixo dianteiro são considerados “itens de substituição necessária” e cobrados à parte. Confira:

A Volkswagen foi procurada pela reportagem da Autoesporte em 25 de março. Porém, não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Vale lembrar que, apesar de citarmos Polo e Jetta, outros veículos da Volkswagen têm a mesma lógica de pacotes de revisões com itens que não aparecem no kit básico, mas têm status de troca obrigatória para manter a garantia.

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Fonte: direitonews

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