Retrospectiva do trigo 2022


Preço do trigo atinge máxima real no ano de 2022

Mesmo diante de colheita recorde de trigo no Brasil, os valores de negociação do cereal operaram em patamares máximos da série histórica do Cepea em 2022 – em algumas regiões, as cotações atingiram recordes reais.

No contexto global, diversos fatores resultaram em diminuição, pelo segundo ano consecutivo, na relação estoque final/consumo mundial. Assim, a demanda interna seguiu ativa, superando a oferta e elevando os preços do cereal.

Pesquisadores do Cepea ressaltam que, no primeiro semestre de 2022, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia restringiu novos embarques pelo Mar Negro, sendo que estes dois países foram responsáveis por 30% das exportações mundiais de trigo de 2018/19 a 2021/22.

Na segunda metade do ano, o clima prejudicou a produção da União Europeia, Índia e Argentina, e a Ucrânia limitou o cultivo do cereal.

De acordo com a análise da semana anterior, “Com a colheita de safra recorde praticamente finalizada no País, a maior disponibilidade de trigo segue pressionando os valores de negociação do cereal, mesmo que em intensidade pequena. Além disso, pesquisadores do Cepea ressaltam que a menor paridade de importação também influencia as baixas nos valores domésticos, à medida que favorece a compra externa do cereal”.

Confira a tabela indicadora abaixo:

trigo
Retrospectiva do trigo 2022 1

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Anteriores Autor de homicídio tenta se esconder em bairro de Rondonópolis, mas é localizado pela Polícia Civil
Próxima Coreia do Sul destaca aeronaves em resposta a pássaros confundidos com drones da Coreia do Norte