Os resultados da avaliação de fluência em leitura do programa Alfabetiza MT nas escolas da rede municipal mostram a evolução obtida nos últimos três anos. Com maior participação dos alunos, passando de 2.153 em 2021 para 3.206 em 2023, a avaliação aponta que o Índice de Fluência de Leitura (IFL) passou de 3,7 para 6,5 no período. O percentual de crianças leitoras na rede municipal de Rondonópolis chegou a 72% em 2023, sendo que 15% delas são leitores fluentes, enquanto 57% são iniciantes.
Diante dos resultados, a Secretaria Municipal de Educação avalia que o salto significativo das escolas da rede municipal de educação de Rondonópolis mostram que o trabalho desenvolvido, especialmente, nos últimos três anos, tem promovido importante melhoria na qualidade de ensino.
Os resultados foram comemorados pela secretária Municipal de Educação, Mara Gleibe da Fonseca, que destaca a importância da avaliação, que mostra a evolução nos índices de leitura dos alunos das escolas municipais. “Estamos fazendo esse trabalho desde 2021 e percebemos que o trabalho e esforço de todos diretores, coordenadores, professores, assessores pedagógicos do departamento fundamental, bem como toda a comunidade escolar, tem resultado em melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Tivemos um avanço significativo e o trabalho vai continuar para que possamos melhorar ainda mais. Vemos que um trabalho em conjunto, organizado e planejado faz a diferença”, avalia.
Mara Gleibe reforça que o Município tem a preocupação de melhorar o ensino cada vez mais nas escolas da rede municipal. “O ensino municipal tem dado um salto de qualidade e a prova disso são os resultados no programa Alfabetiza MT. Hoje, mais da metade das nossas crianças são consideradas como leitores iniciantes e 15% já são leitores fluentes. Somente 28% são pré-leitores, percentual que era de 81% em 2021”, analisa e completa que o percentual de leitores iniciantes nas escolas da rede municipal – 57% – é maior que a média de Mato Grosso, que terminou 2023 com 49% de leitores iniciantes.
Além do avanço verificado em todas as escolas da rede municipal, a secretária de Educação ressalta o crescimento obtido nas escolas que foram municipalizadas no início de 2023 e que eram estaduais até 2022. “Observamos que as escolas municipalizadas tiveram um importante avanço no índice de fluência de leitura, como exemplo a Odorico [Escola Municipal Odorico Leocádio da Rosa], que saiu de 5,4 em 2021 e foi para 9,2 em 2023; a Escola Dom Wunibaldo que passou de 4,5 para 7,7; a Escola Antonio Guimarães Balbino, que subiu de 4,3 para 8,5”.
“Nossas crianças são o futuro e isso não é chavão. Por isso que a gestão municipal entende que precisam ter um ensino de qualidade e é isso que estamos fazendo como mostram os resultados do programa Alfabetiza MT”, conclui a secretária.
Resultado do Índice de Fluência de Leitura (IFL) nas escolas da rede municipal em 2023
Fonte: mt.gov.br