Restos de construção, animais mortos, móveis e até carcaça de automóvel são encontrados em bolsão de lixo


5b691b97e2240fb6daa1bd031dedab2b-1

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) iniciou nesta semana uma operação de limpeza em todo canteiro central situado entre as ruas 26 e 27 do bairro São João Del Rei. A medida tem como objetivo eliminar todos os pontos de bolsões de lixo mapeados no espaço conhecido como Linhão.

O canteiro central possui uma extensão de aproximadamente 900 metros. Ao longo de seu trajeto, a operação já encontrou uma diversidade de materiais descartados irregularmente, como restos de construção, corpos de animais mortos, sofás, caixa d’água, camas, máquinas de lavar, e até uma carcaça de automóvel.

De acordo com o planejamento da Limpurb, a previsão é de que a ação seja concluída ainda nesta semana. Além do trabalho manual, a atuação no local conta ainda com a utilização de maquinários como pá carregadeira, trator roçadeira, e caminhões para o recolhimento e transporte do material para o aterro sanitário.

“Infelizmente, existem alguns locais em que a formação desses bolsões é recorrente e esse no São João Rei é um deles. Limpamos hoje e amanhã está sujo novamente. Esse é um ciclo que só vai ser encerrado quando o cidadão entender que ele também precisa ajudar a cuidar da cidade”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Somado ao benefício da promoção de um ambiente com mais qualidade aos moradores e também da melhoria no visual do bairro, a operação também cumpre um importante papel de inibição aos focos de incêndio. Segundo o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos, a Limpurb também tem contribuído com as ações do programa “Cuiabá sem Queimadas”.

“Quando o cidadão descarta seu lixo de forma irregular, ele está contribuindo para uma série de consequências prejudiciais ao meio ambiente, ao bem-estar da comunidade, e a sua própria saúde. As queimadas são um exemplo disso e os bolsões de lixo aumentam a probabilidade de uma área ser atingida”, explica Matos.

A orientação à população que precisa descartar objetos inservíveis é que acione o Cata-treco. As equipes recolhem e encaminham o material sem utilidade ao aterro sanitário. Já os materiais em bom estado são doados para cooperativas de reciclagem. O serviço pode ser agendado pelo telefone (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502. 

 

 

Anteriores Trump ficou com mais de 300 documentos secretos após deixar cargo, diz NYT
Próxima MPF vai à Justiça contra pousada instalada ilegalmente dentro do território indígena Wayamu, na bacia do Trombetas (PA)