Residências médicas no Centro-Oeste inscrevem até 14/09


Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare). Na Região Centro-Oeste, são ofertadas 362 vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional) em hospitais vinculados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh). Em Mato Grosso são mais de 50 vagas. Todos os editais e informações completas estão disponíveis no site do Enare.

A aplicação das provas, em todas as capitais e em cidades polos, está prevista para 29 de outubro. As inscrições encerram no dia 14 de setembro. Confira a seguir, por Estado, as vagas previstas para cada um dos quatro hospitais do Centro-Oeste vinculados à Rede Ebserh:

Mato Grosso

No Estado do Mato Grosso, estão previstas 53 vagas para Residência Médica no Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), que também prevê 21 vagas em oito Programas de Residência Multiprofissional.

Para a residência multiprofissional, estão previstas 21 vagas, sendo 15 vagas para Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase em atenção cardiovascular (para profissionais da enfermagem, serviço social, nutrição e psicologia) e 06 vagas para Gestão hospital para o SUS (para profissionais da enfermagem, saúde coletiva , farmácia e nutrição).

Distrito Federal

No Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB-UnB) estão previstas 106 vagas para Residência Médica, em diversas áreas de concentração, sendo que 10 dessas vagas estão reservadas para o Serviço Militar. Para Residência Multiprofissional no HUB-UnB, estão previstas 34 vagas. Já para a Residência Uniprofissional (Enfermagem em Nefrologia), são três vagas.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul (MS), Dois Hospitais Universitários (HUs) integram a Rede Ebserh em MS: o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) em Campo Grande, com 99 vagas previstas, e o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), em Dourados, com 46 vagas previstas.

Os Programas de Residência Médica, em diversas áreas de concentração, oferecem 73 vagas (sendo uma para o Serviço Militar) no Humap-UFMS e 20 vagas no HU-UFGD. Para a Residência Multiprofissional, com diferentes áreas de concentração, são 60 vagas no total, sendo 18 vagas no Humap-UFMS e 20 vagas no HU-UFGD.

Para Residência Uniprofissional, estão previstas 60 vagas em MS, entre elas oito vagas em Enfermagem Obstétrica e duas vagas em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (para profissionais da Odontologia) no Humap-UFMS, e seis vagas em Enfermagem Obstétrica no HU-UFGD.

Outras instituições

Em toda a Região Centro-Oeste, o Enare 2023 oferece um total de 481 vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional), sendo que, entre as vagas dos Programas de Residência Médica, 18 estão reservadas para profissionais ligados ao Serviço Militar.

Além dos hospitais vinculados à Rede Ebserh, também oferecem vagas no Enare 2023 o Hospital das Forças Armadas e Hospital Santa Marta no DF; Prefeitura Municipal de Sinop e Fundação Universidade Federal de Mato Grosso em MT; Hospital São Julião, Centro Especializado em Reabilitação da Apae de Campo Grande (Cer/Apae) e Hospital Veterinário da UFMS em MS.

Rede Ebserh

Responsável pela realização do Enare e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra uma Rede com 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destaca que o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário. “A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela Ebserh, de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar, à medida que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comenta.

Para a diretora do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ebserh, Cristiane Carvalho, o sucesso do Enare 2023 mostra a importância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação. “A realização de um único certame em nível nacional possibilita a redução de custos para alunos e instituições, além da diminuição da burocracia, e a chance do aluno, dependendo de sua classificação, escolher o local mais adequado para trabalhar”, afirma.

Veja o painel de vagas por curso, tipo de acesso e duração

Cronograma Enare Multi

Cronograma Enare Médica

Fonte: ufmt

Anteriores UFMT realiza campanha de vacinação nesta quinta-feira (24)
Próxima Capacitação sobre precatórios terá início nesta quarta-feira