República Centro-Africana pede à ONU aumento da presença de instrutores militares russos


Hoje existem 1.890 instrutores russos na RCA. O governo está interessado em aumentar seu número. Há pouco tempo, Bangui apresentou um pedido ao Conselho de Segurança da ONU”, disse Bikantov.
Segundo o embaixador, os militares da RCA com o apoio de instrutores militares russos derrotaram a maioria dos grupos armados ilegais no país.
A maioria das formações de gangues foi derrotada e se transformou essencialmente em pequenos grupos criminosos engajados em saques e violência. Os líderes permanecem no exterior”, afirmou.
O embaixador observou que “as autoridades da RCA apreciam muito os resultados das atividades dos instrutores russos” no treinamento de militares e policiais do país, bem como consultas na luta contra grupos armados ilegais.

“Existe um consenso na opinião pública de que a Rússia foi capaz de impedir a derrubada violenta do poder na RCA e, como resultado, uma nova onda de guerra civil”, disse o embaixador, acrescentando que o primeiro-ministro Felix Moloua lhe disse que “verdadeiros amigos são conhecidos em apuros”, referindo-se à Rússia.

Em 2022, Bikantov disse à Sputnik que havia 1.135 instrutores militares russos na república no momento. Em 2020, Andrei Kemarsky, então diretor do Departamento da África no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse à Sputnik que eram cerca de 235 instrutores militares russos trabalhando na RCA.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Quase 14 mil nigerianos processam a Shell na Justiça do Reino Unido
Próxima Hungria critica fortemente embaixador americano por 'interferência' nos assuntos internos do país