Não é novidade para ninguém que os SUVs se tornaram os queridinhos dos motoristas no Brasil e no mundo. Consequentemente, não é difícil vermos as fabricantes investindo firme nesse segmento. A Renault é uma delas e, depois de lançar o Austral e o Espace, agora apresenta, de forma oficial, o seu novo (e gigantesco) SUV cupê híbrido, chamado de Rafale.
A escolha do nome do novo modelo acontece a partir de uma referência ao mundo aeronáutico. Para ser mais específico, a denominação está ligada ao Caudron-Renault Rafale, um avião que voou a um recorde de 445 km/h em 1934.
Mas, saindo da parte teórica da criação, vamos à prática. O novo SUV cupê da Renault é feito sobre a plataforma modular CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ou seja, compartilha os fundamentos com o irmão Espace, modelo de sete lugares da fabricante.
Isso explica o seu gigantesco tamanho. O Rafale tem 4,71 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,74 m. A título de comparação, o SUV cupê é bem maior que o Fiat Fastback (4,43 m) e o Volkswagen Nivus (4,27 m), por exemplo. O porta-malas acompanha a grandeza e fornece 647 litros de capacidade.
Em um primeiro momento, o novo modelo da Renault será vendido apenas em versão única com motorização híbrida. Nesse caso, a combinação será de um motor 1.2 turbo de três cilindros, que gera 130 cv e 20,9 kgfm, com outros dois propulsores elétricos. De acordo com a fabricante, a potência combinada é de 200 cv. Desta forma, o consumo médio prometido é de 21,3 km/l.
Só que o futuro reserva uma configuração mais potente e esportiva para o Rafale. Isso porque a Renault promete uma variante híbrida plug-in com tração integral e 300 cv de potência. Nos dois casos, o câmbio será automático.
Em relação ao visual, o Renault Rafale é o primeiro veículo de produção totalmente projetado de acordo com a nova linguagem visual da marca, criada pelo chefe de design Gilles Vidal. Uma das características é grade dianteira inédita, que está bem mais larga do que a usada em outros modelos.
Os faróis LED matrix também são novos e similares aos do Clio, que recentemente surgiu com visual atualizado fora do Brasil. O Rafale ainda tem um grande vidro panorâmico que escure ou clareia de acordo com as preferências do condutor.
O carro-chefe da marca francesa será oferecido nas tradicionais cores Desire Red, Gloss Blac e Stale Grey, mas também em tons exclusivos Satin Pearl White e Alpine Blue. O último deles é um azul mais forte que o do A110 e foi justamente o escolhido para as imagens de lançamento.
Por dentro, o Rafale traz um painel de instrumentos de 12,3 polegadas acompanhado de uma central multimídia vertical de 12 polegadas. O conjunto, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, é exatamente igual ao do Mégane E-Tech Electric. Como opcional, os motoristas ainda podem incluir um display de projeção de informações no para-brisas.
As vendas do Renault Rafale devem começar no primeiro semestre de 2024 na Europa, mas os preços ainda não foram revelados. E se você gostou do carro, prepare-se para a notícia ruim: é pouco provável que o modelo seja comercializado no Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews