A Renault viveu bons momentos no mercado brasileiro, principalmente quando a dupla Logan e Sandero vendiam bem em uma época em que hatches e sedãs compactos tinham sucesso nas lojas. Mas com essa onda de SUVs, a Renault não conseguiu atender a demanda esperada com a dupla Duster e Captur — este último já aposentado. E a bola da vez agora é o Kardian, que deve ser lançado em março no Brasil.
Será compacto para brigar com o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus, mas também pode pegar uma fatia dos utilitários esportivos um pouco maiores, como Hyundai Creta e Jeep Renegade em suas versões de entrada.
O SUV fará uma série de estreias na Renault brasileira. Uma das mais importantes é a plataforma modular CMF-B que irá basear os próximos lançamentos da marca. A Renault já anunciou que terá um SUV acima do Duster e sim, será feito sobre essa plataforma.
Quem também sairá dela será a nova geração do Nissan Kicks, afinal, as duas empresas fazem parte da mesma aliança que ainda conta com a participação da Mitsubishi.
O Kardian é mais comprido que um Pulse e mais curto que um Nivus, mas leva vantagem na distância entre-eixos contra os dois concorrentes com seus 2,60 m, apenas 1 cm a menos que o Creta. Tem 4,11 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,54 m de altura.
Quando o assunto é porta-malas, o Renault leva a melhor novamente contra o Fiat. São 358 litros de capacidade em VDA (blocos de isopor). Medindo em litros de água, que é o divulgado pela Stellantis, temos 410 litros para o Kardian contra 370 litros do Pulse. O Nivus tem 415 litros em VDA, e não revela dados em outra medição.
Sob o capô, o Kardian faz outra estreia, que é o motor 1.0 turbo flex de até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque abastecido com etanol. Os dados com gasolina ainda não foram divulgados.
Quer outra novidade? Essa é uma incógnita, pois se trata do câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas. Incógnita pois esse tipo de caixa já foi mais comum no mercado, mas praticamente desapareceu depois dos seguidos problemas em transmissões do tipo, principalmente nos Powershift da Ford.
Entre os rivais, Pulse usa automático do tipo CVT e o Nivus, um automático convencional de seis marchas.
A versão apresentada até o momento é a Premiere Edition. A carroceria é pintada com duas cores, sendo o teto preto, e as rodas são de 17 polegadas.
Mas durante a apresentação, em um painel de design mostrando os materiais de acabamento do Kardian, a fabricante francesa apontou que o SUV terá quatro níveis de acabamento: Evolution, Techno (ou Tecno) e Iconic.
As configurações mais baratas terão rodas de ferro com calotas. No caso da Evolution, deve ser um conjunto simples. Já a Techno (ou Tecno) deve receber peças mais estilosas, à exemplo do que a Chevrolet faz com Tracker e a Renault, com Kwid – onde elas parecem rodas de liga leve
Apenas a Iconic, configuração mais completa, é que deve ter as rodas de liga leve de 17 polegadas. Esta última também terá acabamento de couro sintético. Já as variantes mais básicas terão todo o revestimento de tecido.
Em todos os casos, o Kardian terá painel de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 8 polegadas com conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Renault Kardian: o que já sabemos sobre o SUV compacto que chega até marçopreço só será revelado no lançamento, mas a expectativa é que o Kardian seja vendido na mesma faixa de preço do Fiat Pulse, que tem preços entre R$ 104 mil e R$ 134,5 mil.
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Fonte: direitonews