O Renault Kardian foi lançado no Brasil em fevereiro de 2024. Mas a versão equipada com câmbio manual só chegou às lojas oito meses depois, em outubro. Trata-se da Evolution MT, que, aliás, faz do Kardian o único SUV do país vendido com motor turbo e pedal de embreagem. Autoesporte já testou a configuração e agora traz detalhes sobre o consumo do utilitário compacto da marca francesa. Isso porque os números são mais otimistas na vida real.
Os números oficiais de consumo do Kardian MT, divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), indicam que o SUV compacto tem médias de 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
No entanto, de acordo com os testes da Autoesporte, feitos no Rota 127 Campo de Provas, o Renault Kardian Evolution MT faz 11,2 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada com gasolina. Ou seja, o SUV gasta um pouco mais do que o divulgado em trechos urbanos, mas é ainda mais econômico em rodovias na vida real.
O Renault Kardian Evolution MT não foi testado com etanol no tanque. Mas, neste caso, o Inmetro indica números de 8,4 km/l no ciclo urbano e de 9,7 km/l no rodoviário.
Desta forma, tem médias de consumo parecidas com a versão de entrada do Fiat Pulse, que marca 12,6 km/l (urbano) e 14,7 km/l (rodoviário) quando abastecido com gasolina, segundo o Inmetro. Com etanol, marca 9,1 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada). Só que o modelo da Stellantis é equipado com propulsor aspirado, que rende até 107 cv e 13,7 kgfm.
Por outro lado, o Renault Kardian traz o motor 1.0 três-cilindros TCe turboflex com injeção direta. Assim, são 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 125 cv e 22,4 kgfm com etanol.
O câmbio é manual de seis marchas e não é o mesmo do conhecido Renault Sandero RS. Na verdade, trata-se de uma caixa da JX22, fruto de um trabalho realizado pela Horse, joint venture de Renault e Geely, “com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível”.
O Renault Kardian Evolution MT também vem de série com rodas de 16 polegadas, central multimídia de 8 polegadas (com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem necessidade de fio) e painel digital de 7 polegadas. Traz também seis airbags e recursos como, por exemplo, alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, câmera de estacionamento traseira e indicador de trocas de marchas.
Em relação às dimensões, o Kardian tem 4,11 metros de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,60 m de altura e 2,03 m de largura. Já o porta-malas tem capacidade para 358 litros (no padrão VDA).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews