O Renault Kardian terá uma versão com motor turbo e câmbio manual em breve no Brasil. Mas enquanto isso não acontece, a marca francesa abre espaço na gama e aproveita para aumentar o preço do carro sete meses após o lançamento. O SUV compacto está até R$ 4.200 mais caro e agora os valores ficam entre R$ 115.990 e R$ 136.990.
A opção que mais encareceu foi a topo de linha, Première Edition, que subiu de R$ 132.790 para R$ 136.990. A intermediária, Techno, agora custa R$ 126.490 ante R$ 122.990 na época do lançamento (um reajuste de R$ 3.500). Já a configuração mais “em conta”, Evolution, chega a R$ 115.990, um aumento de R$ 3.200 em relação ao cobrado até então.
A versão com câmbio manual vai se posicionar logo abaixo da Evolution e deve girar em torno de R$ 110 mil para concorrer com Fiat Pulse e incomodar o Volkswagen Nivus. Veja a tabela abaixo:
Lançado no começo do ano por aqui (final de fevereiro), o Kardian ainda não engrenou. Em 2024 vendeu exatas 9.821 unidades (até agosto). O melhor mês, por sua vez, foi em julho, quando registrou 2.367 exemplares. Os rivais diretos registram uma média de 3 mil a 4.500 modelos mensais. Vale ressaltar, no entanto, que o SUV ainda não teve um ano cheio de vendas e que a fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), onde o Kardian é produzido, ficou parada por 29 dias com os trabalhadores em greve.
O Renault Kardian está disponível apenas com uma motorização. Trata-se do novo 1.0 turboflex de três cilindros que fornece até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O 0 a100 km/h fica na casa dos 10 segundos. De acordo com o Inmetro, o SUV compacto faz 9,0 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números sobem para 13,1 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.
Evolution (R$ 115.990): faróis de LED, barras de teto funcionais, rodas de ferro de 16 polegadas com calotas, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, controlador e limitador de velocidade, sensores de estacionamento e câmera de ré, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, paddle-shift, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, retovisores elétricos e ar-condicionado digital;
Techno (R$ 126.490): itens da Evolution + console elevado com apoio de braço, painel com revestimento macio, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento elétrico e rodas de 17 polegadas bíton. Opcionalmente, há pintura de duas cores;
Première Edition (R$ 136.990): itens da Evolution + controlador de velocidade adaptativo, alertas de distância segura e de ponto cego, câmera multiview, sensor de estacionamento frontal, acendimento automático dos faróis, carregador de celular por indução, rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas, faróis de neblina e pintura de duas cores.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews