O Renault Kardian chegou ao Brasil com a missão de inaugurar uma nova fase para a montadora. Com uma nova plataforma modular global, nova identidade visual, conjunto mecânico inédito e entrada em um segmento que ainda não tinha presença, o Kardian tenta tirar a Renault da imagem de carros mais baratos e simples, conquistada durante a era de modelos baseados nos projetos da subsidiária romena Dacia.
E embora o SUV venha registrando bons números de venda, com 3.062 unidades emplacadas em outubro de 2024, alavancando a Renault para o 6º lugar segundo dados da Fenabrave, ainda existem céticos e críticos que classificam o Kardian como um Sandero melhorado.
Por isso neste texto, separamos as cinco diferenças fundamentais entre Kardian e Sandero.
A principal diferença começa na concepção do Kardian, como elaboramos, baseado na plataforma modular RGMP (Renault Global Modular Platform). A nova base técnica foi inaugurada pelo SUV compacto da Renault, que ainda deve servir de base para um SUV cupê, para a nova geração da picape Oroch, além de poder ser aplicada para veículos médios, do porte de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, por exemplo, e comerciais leves.
Já o Sandero usa a plataforma M0 da Dacia, lançada em 2012 pela Renault para basear também o Logan, e outros carros no mercado europeu, como o Dacia Dokker (uma espécie de Peugeot Partner), e a minivan Lodgy. A M0 não tinha arquitetura que possibilitasse a construção de veículos médios, sendo dedicada somente para compactos e subcompactos.
O entendimento dessa diferença é fundamental para as seguintes, já que todas são consequências das diferentes capacidades de cada plataforma.
O Kardian chegou em março deste ano ofertado com conjunto mecânico inédito para a Renault. O motor é o 1.0, três cilindros, turbo, de injeção direta e flex da família TCe, que já roda no Brasil desde 2021 com o 1.3 turbo de Duster, Oroch e Captur. No Kardian, esse motor rende até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque a 1.750 rpm, quando abastecido com etanol.
Nos seus 10 anos de Brasil, a segunda geração do Sandero só ofertou motores aspirados. Atualmente, o Stepway é vendido com a opção 1.0 SCe de 3 cilindros. O Sandero também já foi ofertado com uma opção 1.0 e 1.6 de quatro cilindros, além do aclamado F4R de 2 litros da versão esportiva RS.
O novo motor do Kardian é acoplado a outra novidade: o câmbio automático de 7 marchas e dupla embreagem úmida. Uma versão manual já foi lançada com o câmbio de 6 marchas do Sandero RS. No Sandero, as transmissões sempre foram manuais de cinco marchas ou seis marchas – na RS -, além da automatizada de cinco marchas Easy-R, e mais recentemente a automática CVT com motor 1.6.
A nova plataforma também permite que o Kardian seja mais avançado em quesitos de tecnologia embarcada e segurança. O novo SUV da Renault foi lançado de série com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), enquanto o Sandero ofereceu no máximo 4 airbags. Em sistemas auxiliares, a vantagem segue com o estreante, já que o Sandero só teve ABS e controle de estabilidade. No Kardian, é possível ter, além do ABS e controle de estabilidade de série, controle de tração, frenagem automática de emergência, alertas de colisão frontal e ponto cego, controle de velocidade adaptativo e câmera 360. Também é esperado um conjunto híbrido leve no Kardian para 2025.
Sandero e Kardian têm dimensões semelhantes, mas com o Kardian sendo levemente maior em quase todas as medidas. Comparado com o Renault Stepway, spin-off da versão aventureira do hatch que ainda é vendida no Brasil, o Kardian tem proporções levemente maiores em todas elas, especialmente no porta-malas, com 38 litros a mais para o novo SUV da Renault.
Visualmente, o Renault Kardian também se mostra um carro completamente novo. Depois do Megane E-Tech, é o primeiro carro à receber a nova logo da Renault, de caráter minimalista e limpo. Seu desenho é mais agressivo, com conjunto luminoso dianteiro duplo, sendo a parte superior uma faixa mais fina para as luzes diurnas e piscas em LED, enquanto a inferior fica responsável pelos faróis baixo e alto.
Por dentro, o Kardian passa muito mais refino que o Sandero tanto visualmente, quando em acabamento. O cluster digital com tela de 7 polegadas, uma polegada a menos que a nova central multimídia que conta com espelhamento sem fio. Ela se posiciona acima das saídas de ar que se complementam ao desenho horizontal do painel. O console central é elevado e tem carregador por indução e entrada USB-C, além do acionador do freio de estacionamento eletrônico, seletor do câmbio e botão seletor de posição “Park”.
Ainda não se convenceu sobre as diferenças entre Kardian e Sandero? Assista nossa avaliação do Kardian e saiba mais sobre como anda o novo SUV compacto da Renault que ganhou de Volkswagen Nivus e Fiat Pulse no nosso Guia Qual Comprar.
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Fonte: direitonews